quinta-feira, 24 de julho de 2014

João Gentil apresenta-se em Alfândega da Fé no próximo dia 26 de julho

João Gentil apresenta-se em Alfândega da Fé no próximo dia 26 de julho, integrado em mais um concerto da XXII edição do festival internacional de música "Sete Sois Sete Luas". 
O acordeão, para João Gentil, é como um terceiro pulmão, que contagia a respiração e o coração, apaixonando e encantando o público com interpretações ricas em improvisos.
João Gentil "iniciou os estudos musicais na Suiça onde esteve até aos 11 anos. De regresso a Portugal, frequentou o Conservatório de Música David de Sousa na Figueira da Foz, onde foi aluno de Paulo Jorge Ferreira e José António Sousa.
Foi aluno numa das melhores escolas de acordeão do mundo, CNIMA - Centre National et International de Musique et de l'Accordéon, em França, tendo aulas com o professor e pedagogo de prestigio mundial Mr. Jacques Mornet.
Em 2009, iniciou o estudo do Bandoneon em Buenos Aires - Argentina, instrumento protagonista do Tango Argentino e celebrizado por aquele que foi considerado um dos maiores músicos do sec. XX – Astor Piazzolla. Na capital argentina frequentou um seminário intensivo de bandoneon com o professor Julian Hasse (Academia Nacional del Tango – Buenos Aires).
É professor convidado na Academia de Música de Ançã, onde lecciona a disciplina de acordeão. É colaborador da Accordions WorldWide - www.accordions.com – desde 2006, em representação de França.
Colaborou, como especialista em acordeão, com a Roland Corporation, representando a Roland Iberia no segmento V-Accordion, tendo sido convidado a participar no 1st V-Accordion camp em Castelfidardo-Italia e no 2nd V-Accordion Camp em Ascoli Piceno - Italia.
Tem actuado por todo o País e participou também em festivais e espectáculos internacionais em Itália, Irlanda, Noruega, França, Suiça, Espanha, EUA, Canadá, Colombia, Argentina, Brasil, entre outros.
Tem participado em vários projectos como musico convidado, dos quais destacamos como exemplo as participações com músicos de Coimbra: com André Sardet - "Mundo em Cartão" - com o qual gravou DVD ao vivo no Theatro Circo em Braga; com Inês Santos, projecto CORDIS de Guitarra Portuguesa e Piano, entre outros. No plano internacional foi convidado de músicos como Sergio Pinget ( Tour em Buenos Aires - Argentina), Alejandro Brittes - Tour no Brasil (músico argentino a viver no Brasil), entre outos.
Conta com inúmeras participações em rádio e televisão em Portugal e pelos países onde tem tocado como Cronica TV (Argentina), Radio Nacional de Argentina, SBT (Brasil), Radio Rural (Brasil), Radio Independente (Brasil), RTP1 (Portugal), RTPinternacional (Portugal), Radio Galiza (Espanha), TVE (Espanha), Radio Valledupar (Colombia), entre outros.
Participou na novela da SIC "Rosa de Fogo" tocando temas de Carlos Gardel".

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário