terça-feira, 22 de julho de 2014

Quadricíclos para “cruzar” as linhas férreas inativas

Um grupo de investigadores das Universidades do Minho e do Porto estão a desenvolver um quadriciclo que vai permitir passear nos 800 quilómetros de linhas de caminho-de-ferro desativadas em todo o país.
O sistema não aparenta muitas complicações. Colocam-se duas bicicletas em cima de uma plataforma que parece um carrinho de rolamentos, adaptam-se aos mecanismos de tração da mesma e está montando o “Rail Bike Adaptor”. Depois é só dar ao pedal e apreciar a paisagem.
O protótipo foi apresentado ontem na linha do Tua, junto à Estação de São Lourenço, em Carrazeda de Ansiães.
O investigador da Universidade do Minho Carlos Barbosa, explica o objetivo:
Em França e Alemanha já se utilizam na linhas ferroviárias desativadas veículos puxados a pedais onde podem ir várias pessoas. O quadriciclo português é diferente:
Esta ideia desenvolveu-se no âmbito do doutoramento Líderes para Indústrias Tecnológicas promovido pelo programa MIT-Portugal.
Eduardo Beira, professor deste organismo, diz que poderá ser muito interessante fazer um percurso no quadriciclo naquela zona do concelho de Carrazeda:
Enquanto tentam desenvolver e aprimorar o Rail Bike Adaptor para usar, por exemplo, na parte desativada da linha do Tua, os promotores envolvidos das Universidades do Minho e Porto estão a trabalhar já numa outra versão do protótipo baseada em skates para explorar o mesmo conceito.

Informação CIR (Rádio Ansiães)

Sem comentários:

Enviar um comentário