sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Alfândega da Fé recebe dia 3 de setembro no Centro Cultural Mestre José Rodrigues o evento “Sabor de um rio”

Alfândega da Fé recebe dia 3 de setembro pelas 21h30 no Centro Cultural Mestre José Rodrigues o evento “Sabor de um rio”, uma homenagem ao rio Sabor e às suas gentes.
Com a construção da barragem e a mudança na paisagem, o autor do projeto, Carlos Afonso, natural da aldeia de Parada, decidiu recordar as tradições e os hábitos que ligavam a população de Parada, Sendim da Ribeira, Sardão e Alfândega da Fé ao rio Sabor. 

Através de recriações teatrais, narradas pela personificação do rio Sabor, serão recordadas as colónias de férias, a pesca, o lavar da roupa, a cura do tremoço e a ligação com o Santo Antão. 

Com isto, o autor do projeto, pretende deixar assente, que apesar da barragem, as memórias do Rio Sabor e todas as atividades ligadas ao mesmo continuam vivas nas gentes do concelho. 

O evento é uma forma de divulgar não só o rio Sabor mas também o livro “Alma dos Canaviais e outras histórias...” onde estão patentes poemas e contos sobre o Rio e todas as suas tradições, deixando a sua história gravada para a posteridade e para as gerações vindouras. 

Os habitantes das aldeias afluentes ao rio estão entusiasmados com o projeto sendo que dezenas de pessoas prontamente quiseram participar no evento como figurantes ou contadores de histórias. 

A Banda Municipal de Alfândega da Fé e o Grupo de Fados uniram-se também ao projeto trazendo música e animação aos espectadores 

Serão ainda apresentados uma série de textos de vários autores que basearam a sua escrita na temática do rio Sabor. 

Segundo o autor, “o evento cultural "SABOR" de um rio é uma linda história feita de histórias de um rio com passado, presente e futuro”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário