terça-feira, 19 de agosto de 2014

Distrito de Bragança tem uma das poucas barbeiras do país

Quando perguntam a Maria de Sá o que faz da vida, responde com orgulho: “sou barbeira”. É na aldeia de Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que encontramos aquela que será uma das poucas barbeiras do país.
Um ofício que herdou do pai aos 12 anos e que ainda mantém aos 66.”O meu pai era barbeiro e tinha uma família numerosa, mas só eramos raparigas. Ele tinha mais de duzentos clientes e também trabalhava na lavoura. Vinha muito cansado para casa e por isso decidi começar a ajudá-lo, até hoje”, conta Maria de Sá. 
Uma profissão seguida maioritariamente por homens mas que esta barbeira transmontana exibe com orgulho. Ainda que também corte cabelos a mulheres não quer ser chamada de cabeleireira. 
Há mais de 50 anos a fazer a barba e a cortar cabelos aos habitantes de Lamalonga e de aldeias vizinhas, Maria de Sá garante que continua a ser muito procurada. Normalmente trabalha em casa mas para mostrar a sua arte esteve presente na Feira Romana de Lamalonga, que decorreu este fim-de-semana. 
Uma das poucas barbeiras do país mora na aldeia de Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário