terça-feira, 26 de agosto de 2014

Jovens trocam as férias em prol do Burro Mirandês

Em Atenor, no concelho de Miranda do Douro, um grupo de voluntários trocou aquilo que poderiam ser umas férias descansadas por trabalho pesado.

11 jovens carregam pedra e levantam um muro que vai sustentar o terreno e demarcar o campo do Centro de Valorização do Burro de Miranda, que está a ser alargado.

Este campo de trabalho voluntário recebe jovens portugueses como estrangeiros. Teresa Nóvoa, da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino considera que em Portugal ainda há falta de voluntários.

Também Domingos Barreira, um dos voluntários portugueses que vem de Macedo de Cavaleiros, acredita que o espírito de entreajuda, que sempre existiu nas aldeias, tem vindo a desaparecer:

Actualmente acolhe cerca de 60 animais desta raça em vias de extinção, que são visitados por mais de 1500 pessoas por ano.

A AEPGA tem desenvolvido um trabalho na área da preservação do burro mirandês. A associação gostaria de poder alargar o seu âmbito de actuação à asinoterapia.

Apesar da acção, que tem assegurado a reprodução dos burros mirandeses, com 80 nascimentos no ano passado, estes animais estão ainda em perigo de extinção.

Informação CIR

Sem comentários:

Enviar um comentário