terça-feira, 19 de agosto de 2014

Nova capela para povoação que surgiu no cruzamento de Palas

O Cruzamento de Palas já dispõe de uma capela. A população tem vindo a transferir-se de Palas, Vinhais, desde há cerca de 15 anos para o novo aglomerado, junto à estrada nacional 103.
A inauguração foi no passado domingo e contou com a presença do bispo da diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que presidiu à missa inaugural e abençoou novo templo. “A aldeia passou toda para o cruzamento junto à estrada nacional e pediram que fosse feita uma capela porque a outra fica a seis quilómetros de distância”, revela. 
O presidente da União de Freguesias de Curopos e Vale de Janeiro, José Reis, explica que com a mudança dos cerca de 40 habitantes surgiu a necessidade de construir a capela. 
O presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, esclarece que a alteração se deveu, em larga medida, às más condições de acessibilidade. “Esta mudança não foi imposta, foram as pessoas que perceberam que tinham melhores condições para viver junto à estrada”, afirma. 
A obra, da responsabilidade conjunta da junta de freguesia e da câmara, custou 45 mil euros e demorou 4 anos a ser concluída. 
A aldeia original de Palas tem hoje apenas um habitante, estando, no entanto, algumas casas a ser recuperadas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário