quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ADAB pede apoio financeiro ao Governo para colmatar os prejuízos da enxurrada

A Associação Distrital dos Agricultores de Bragança (ADAB) pede que o Governo apoio os agricultores que foram afetados pelo mau tempo que se fez sentir este fim de semana no nordeste transmontano.

José Pegado, presidente da ADAB, solicita que o Governo abra linhas de apoio através do PRODER, para canalizar para Trás-os-Montes fundos comunitários que permitam aos agricultores minimizar prejuízos.

Estima-se que mais de uma centena de agricultores tenham visto as suas culturas dizimadas pela enxurrada.

A chuva destruiu não só as culturas em safra, como também as de inverno, que já estavam plantadas, afirma José Pegado.

Cerca de 70% porcento dos agricultores atingidos pela intempérie cultivam apenas para sustento próprio, e não têm seguros.

Ainda segundo a ADAB, nem os produtores em grande escala os têm visto que não existem seguros para policultura, o que iria acarretar muitos custos para segurar todas as culturas.

Sem ajudas, alguns produtores ponderam mesmo abandonar a terra, diz José Pegado.

A ADAB a pedir ao Governo que abra linhas de apoio financeiro através do PRODER para ajudar os agricultores das localidade de Vale de Prados, concelho de Mirandela, e de Vilarinho do Monte, concelho de Macedo de Cavaleiros, a combater os prejuízos deixados pela chuva e trovoada do passado fim de semana.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário