sábado, 27 de setembro de 2014

Enigmático "2" gravado pela natureza desperta histórias e lendas em Miranda do Douro

Um enigmático algarismo "2" gravado pela natureza na imponente Fraga Amarela, na margem espanhola do rio Douro em frente à cidade de Miranda do Douro, desperta diariamente a curiosidade de centenas de visitantes que passam pela cidade nordestina.

Explicações e lendas sobre o fenómeno natural, ou mera ilusão ótica, estão a alimentar a discussão no seio dos visitantes, numa ação promovida pela autarquia mirandesa através das redes socais.

"Quem conseguir ver o '2' tem casamento em Miranda. Quem não conseguir vê-lo não casa", garantiu à Lusa Helena Silva, uma habitante em Miranda do Douro.

Esta tem sido uma das histórias mais divulgadas e mais replicadas por toda a região.

De acordo com uma descrição deste fenómeno natural feita pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, na Fraga Amarela, uma enorme superfície vertical de tons amarelos, ocres e pardos associados a presença de líquenes e musgos, encontra-se o algarismo '2' que só com uma observação atenta se consegue detetar.

Esta dificuldade em visualizar o "misterioso" algarismo levanta uma série de lendas.

António Rodrigues Mourinho, um dos mais conceituados investigadores das tradições da história das "Terras de Miranda", refere que tudo isto "não passa de uma ilusão ótica e de um fenómeno natural. Porém, as lendas existem".

"Há quem defenda que o '2' está associado aos dois reinos, ou seja, o reino de Portugal e o de Espanha. No entanto, também há quem aponte para a existência de línguas: o mirandês e o português. Outra das lendas recai sobre a junção dos rios Douro e Fresno que correm nas imediações da cidade", explicou.

De acordo com o investigador, a primeira fotografia que retrata aquele "fenómeno natural" remonta ao início do século XX, mas afirma que nunca viu nenhuma referência ao assunto escrita nos livros e documentos históricos do concelho.

Atualmente, e com as novas tecnologias, as fotografias que circulam na internet são às centenas, mas nem sempre é possível tirar um bom retrato, dada a mistura de luz e a necessidade de aproximação adequada ao "Penedo Amarelo".

Após um pequeno périplo pelo centro histórico da antiga sede de diocese, depressa se encontra quem indique o caminho aos visitantes que passam pela "cidade Museu do Nordeste Transmontano" para ver a Sé, o Menino Jesus da Cartolinha, e claro, o "2".

"Muitas são as pessoas que passam pela minha loja e me perguntam qual é o melhor local para ver o '2', já que ele só é visível com a luz certa e do local ideal", frisou José Pires, um comerciante instalado na zona histórica de Miranda do Douro.

Segundo dados fornecido à Lusa, passam pela catedral de Miranda do Douro cerca de mil visitantes/ano e quase todos se mostram interessados em ver o famoso "2".

O presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, explica há muita gente que vê este fenómeno mas muitos outros não, o que desperta "paixões".

"Não se percebe muito bem a origem do algarismo, havendo toda uma história e muitas lendas em torno do '2' que são, atrativo para Miranda do Douro ", concluiu.

FYP // MSP
Lusa/fim

1 comentário:

  1. Estranho que esse número gere tanta polêmica e não seja visto por todos.
    Ele está bem visível no meio da fotografia.
    Mas realmente não é de estranhar há tanta coisa á frente do nariz que não conseguimos ver.

    ResponderEliminar