segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estudantes de Vinhais distinguidos com prémio de Mérito

Quinze estudantes do concelho de Vinhais foram distinguidos na passada sexta-feira com o Prémio Municipal de Mérito Escolar. O município distribuiu 3200 euros pelos melhores alunos do 4º ao 12º ano tendo como critérios a média do ano lectivo passado e a assiduidade.
Esta é uma forma incentivar os jovens a terem um bom desempenho escolar, que o município de Vinhais promove desde há 4 anos. Este ano foi anunciado um novo prémio que deverá ser atribuído já no próximo ano. 
O vereador da Educação, Roberto Afonso, explica que o objectivo é distinguir os alunos de Vinhais que ingressem no curso de medicina, homenageando o médico da terra, o Dr Álvaro Leite. “Estamos já a preparar um regulamento que pretende atribuir o prémio a todos os alunos do concelho de Vinhais que concluam o ensino secundário no Agrupamento de Escolas de Vinhais e que tenham entrada em medicina”, salienta o vereador. 
Uma das alunas que pode vir a receber este prémio é Daniela Pires. Tem 16 anos, frequenta o 11º ano e quer ingressar em medicina. Ganhou o prémio de melhor aluna do 10º ano mas é também a melhor aluna do secundário, com uma média de 19,14. 
O Prémio de Mérito já não é novidade para Daniela, uma vez que o tem conquistado todos os anos, desde que foi criado. A jovem garante que estuda sem pensar em ganhar o prémio mas admite que é boa ajuda para o futuro. “Sinceramente não penso muito no prémio mas nos objectivos que tenho e que preciso destas notas para conseguir o que quero. Se possível queria tirar medicina e especializar-me em neurologia”, conta a estudante . 
Ainda sem saber o que vai seguir mas igualmente satisfeita com a distinção está Jéssica Santos, de 10 anos. Ganhou o prémio do 4º ano e agradece a ajuda da professora e da mãe no sucesso escolar que obteve no ano passado. “Acho justo e graças à professora que nos incentivou e não nos deixou ir abaixo. Estudei, a minha mãe tirou-me as dúvidas e a professora também”, confessa Jéssica Santos que frequenta agora o 5º ano. 
O prémio Municipal de Mérito Escolar foi atribuído no Dia Nacional do Diploma, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural Solar dos Condes em Vinhais. 

Escrito por Brigantia.

Sem comentários:

Enviar um comentário