sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cuidados Paliativos domiciliários vão chegar a mais concelhos

A ULS Nordeste vai ampliar a prestação de cuidados paliativos na região, já no próximo ano.

Os cuidados paliativos domiciliários, antes vedados só ao Planalto Mirandês, chegam agora a outros concelhos da Terra Fria.

Este projeto surge depois de o Serviço de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste ter ganho o concurso do programa “Inovar em Saúde”, da Fundação Calouste Gulbenkian, destinado a financiar este tipo de cuidados.

O valor do prémio são 250 mil euros, que serão recebidos em três anos.

Este novo projeto, com sede em Bragança, chama-se “Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos – Terra Fria”, e vai abranger os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais. Para isso vão ser estabelecidas parcerias com as Câmaras Municipais.

Em comunicado, a direção da ULSNE diz que esta iniciativa tem como objetivo “promover o apoio domiciliário a doentes com patologias crónicas incuráveis, e às suas famílias, atenuando o sofrimento nas fases avançadas da doença”, para que estes doentes possam permanecer o “maior tempo possível” em suas casas.

Médicos, enfermeiros, um assistente social, um terapeuta ocupacional e um psicólogo são a equipa que, a partir de 2015, começa a exercer atividade. Esta nova unidade ficará integrada nas já existentes na ULSNE. Ou seja, juntam-se à Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, às equipas Intra-Hospitalares de Suportes e Cuidados Paliativos (Bragança, Macedo e Mirandela) e à Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos do Planalto Mirandês, que abarca Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Dia 30 deste mês, no Hospital de Bragança, vai ser formalizado todo o processo, com a assinatura de um protocolo. Também o Planalto Mirandês vai assinar um protocolo, que envolve a ULSNE, as câmaras municipais e as Santas Casas da Misericórida, para que continue a exercer cuidados, “de forma integrada e multidisciplinar”.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário