segunda-feira, 27 de outubro de 2014

GNR alerta para o risco de assalto nas igrejas do distrito

O Santuário de Santa Ana, em Meixedo, no concelho de Bragança recebeu este fim-de-semana a Acção de Sensibilização “Igreja Segura”, promovida pela GNR. Só nos últimos dois anos, este templo foi assaltado quatro vezes.
Pelo menos quatro vezes, foi assaltada, há dois anos e o ano passado também, entraram pelo telhado e levaram a caixa de esmolas e rebentaram o cofre, foi mais o prejuízo do que o que levaram”, recorda Germano Silva, da comissão de festas. 
A acção de sensibilização, dedicada precisamente aos membros das comissões de festas e responsáveis pela preservação dos templos, pretende indicar medidas que possam evitar situações semelhantes. 
O pároco da unidade pastoral de São Bento, em Bragança, defende que os alertas deixados pelas autoridades são importantes para ajudar a evitar riscos a que o património religioso está exposto. “Os conselhos práticos deixados pela GNR, são muitas vezes, fundamentais. Podem ajudar muito em temos de segurança, seja uma boa iluminação, esvaziar as caixas de esmolas, um sistema barato de alarme”, defende o Padre Carlos Estevinho.Para a equipa da secção de programas especiais da GNR de Bragança, mais do que levar conselhos, esta campanha serve para criar um diálogo com quem cuida das igrejas e para, no terreno, encontrar as melhores soluções de segurança para cada caso. 
O cabo José Rodrigues esclarece que a tipologia dos últimos furtos em templos religiosos registados no distrito de Bragança se tem alterado. Os assaltantes dirigem a atenção especificamente para o dinheiro que possam encontrar e não tanto para a arte sacra.
O número de roubos em templos tem até diminuído no último ano, no entanto os responsáveis e autoridades reconhecem o impacto que estes actos têm junto da comunidade. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário