quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Jovem Mirandelense arrecadou 10 medalhas em Olimpíadas nos últimos 5 anos

David Martins fechou com chave de ouro o rol de participações em olimpíadas da matemática nos últimos cinco anos, agora que concluiu o ensino secundário. O aluno da escola secundária de Mirandela obteve a medalha de ouro nas Olimpíadas Ibero-Americanas da Matemática, que decorreram nas Honduras, totalizando uma dezena de medalhas conquistadas nestas competições.
O jovem estudante da escola secundária de Mirandela, David Martins, juntou mais uma medalha de ouro ao seu já invejável palmarés nas competições ligadas às disciplinas de matemática e química. 
Desta vez, foi nas Olimpíadas Ibero-Americanas da Matemática, que decorreram, a semana passada, em San Pedro Sula, nas Honduras, repetindo o feito de 2012, quando obteve o mesmo resultado na Bolívia. Foi uma despedida ao mais alto nível destas competições, dado que o aluno de 17 anos já concluiu o ensino secundário. “É recompensador conseguir acabar as minhas últimas olimpíadas com uma medalha de ouro. Teve um sabor especial, porque foi uma espécie de festa de despedida em grande”, conta o aluno, confessando ainda que “foi a competição que enfrentei com menor pressão para tentar obter uma medalha e consegui logo a de ouro”. 
Nos últimos cinco anos, David Martins amealhou dez medalhas: nove, nas Olimpíadas da Matemática, e uma nas Olimpíadas da Química. Cinco são de ouro, três de prata e outras duas de bronze. O segredo pode ter sido a experiência adquirida. “Todas estas participações foram fundamentais para o sucesso, porque é possível conhecer algumas técnicas e outros problemas que estejam mais ou menos relacionados e que ajudam na hora de descobrir as soluções, bem como a gestão dos nervos e do tempo”, afirma. 
David considera que o seu trajecto nestas competições trouxe coisas novas para a sua vida. “Consegui bastante em termos de matemática, aprendi muitas técnicas e conseguiu desenvolver melhor o meu raciocínio. Para além disso, proporcionou-me novas amizades, com estudantes e professores, e também usar estas olimpíadas como uma oportunidade para o que vem a seguir”. 
Na próxima semana, o jovem estudante faz as malas para ingressar na universidade de Oxford, em Inglaterra, a segunda melhor da Europa, depois de ter ultrapassado com distinção as várias provas a que foi sujeito. “Estou um pouco ansioso, mas confiante que vou conseguir adaptar-me e depois será uma questão de trabalhar e ultrapassar os desafios que vou ter a seguir”, refere este estudante de Mirandela que espera ser uma referência para motivar outros alunos da região a seguir as suas pisadas. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

1 comentário:


  1. Meus parabéns ao David Martins e a todos aqueles que o acompanham ao longo do seu percurso escolar.
    É de louvar tamanha dedicação ao estudo.

    ResponderEliminar