terça-feira, 21 de outubro de 2014

Jovens do concelho de Vinhais apostam cada vez mais na plantação de castanheiros

Há cada vez mais jovens a apostar na plantação de soutos no concelho de Vinhais. A constatação é do vice-presidente da autarquia por altura e que o município prepara mais uma edição da Rural Castanha, que decorre no próximo fim-de-semana.
Luís Fernandes assegura que para além dos jovens também pessoas que têm outra actividade principal estão a apostar na produção de castanha. “Cada vez mais jovens se dedicam à plantação de soutos e mesmo pessoas que têm outras profissões cada vez mais estão a plantar soutos e estão a fazer desse um produto também muito importante para a economia deles. Também vários jovens se têm fixado no concelho e estão a fazer projectos para a plantação de novos soutos”, constata o autarca. 
Também Carla Alves, responsável pela organização da Feira da Castanha de Vinhais, adianta que foram aproveitados fundos comunitários do quadro de apoio anterior para aumentar a área de soutos no concelho de Vinhais. “No anterior PRODER fizeram-se várias plantações de soutos. Neste momento, temos cerca de 10 mil hectares de soutos no concelho de Vinhais”, realça Carla Alves. 
Carla Alves assegura, ainda, que os produtores têm a comercialização da castanha garantida e alguns conseguem vendê-la ainda nos soutos. “Aqui a castanha é muito bem vendida quase nos soutos, quase sem ir para casa. Todo o agricultor não tem problema de escoamento da castanha. 
Temos notado e este ano em particular duas empresas que se instalaram aqui exactamente para trabalhar no escoamento da castanha e temos também cerca de uma dezena de pequenos empresários que andam no campo a comprar castanha”, salienta a responsável. 
A castanha é rainha na Feira da Castanha de Vinhais, que abre as portas na próxima sexta-feira e decorre durante o fim-de-semana.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário