segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Médico transmontano doa espólio bibliográfico ao Hospital de Macedo de Cavaleiros

Depois de se reformar, o médico ortopedista Abel Trigo Cabral, natural de Fonte Longa, Carrazeda de Ansiães, entregou o seu espólio bibliográfico ao serviço de Ortopedia do hospital de Macedo de Cavaleiros.
O médico transmontano trabalhou no Hospital de São João, no Porto, onde foi director do Serviço de Ortopedia, mas manteve sempre ligação à região e considera que faz todo o sentido deixar o seu legado em Trás-os-Montes. “As minhas raízes estão aqui e nunca me esqueci desta terra, e achei que uma parte da minha vida devia voltar aqui. Seria a este hospital que eu teria obrigação de entregar”, afirma o ortopedista. 
Como homenagem ao médico, a Unidade Local de Saúde do Nordeste atribuiu o seu nome à biblioteca criada na Unidade de Ortopedia do Hospital de Macedo de Cavaleiros. 
Abel Trigo Cabral, que também foi professor catedrático na Universidade do Porto, vê agora o seu nome atribuído à sala de leitura, onde os livros que o acompanharam ao longo da sua carreira, poderão ser consultados por internos e especialistas da ULS do Nordeste. 
O director de Serviço de Ortopedia do Hospital de Macedo de Cavaleiros, Afonso Ruano, explica a razão desta homenagem. “Devemos fazer estas homenagens às pessoas que são transmontanas e que sempre nos apoiaram”, considera o responsável. 
Exemplares das duas obras da autoria de Abel Trigo Cabral serão também oferecidos ao Hospital de Macedo de Cavaleiros. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário