terça-feira, 28 de outubro de 2014

Participação dos cidadãos na vida política em debate em Mirandela

Os cidadãos participam pouco na vida política das autarquias locais. Foi esta uma das conclusões do seminário sobre a participação cívica nas autarquias locais em Portugal e Espanha, que decorreu no sábado, em Mirandela.
O director do Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Local, António Cândido de Oliveira, defende que é necessário lembrar “aos cidadãos que devem ter uma palavra activa a dizer, não apenas por pequenas coisas que interessam às localidades, mas pelo futuro da região, da terra”.
Também para Rui Magalhães, “ainda é muito ténue” a forma como a população em geral participa na decisão pública. “Ainda não existe muito o hábito da participação cívica, não é um processo fácil apelar a esta participação, mas não podemos desistir”, sustenta o vice-presidente do município. 
O autarca acredita que é dever do poder local e central promover a participação dos cidadãos na gestão autárquica. Rui Magalhães destaca as iniciativas da autarquia como “O Meu Bairro”, os diálogos abertos através do “facebook” e os diálogos directos que permitem a qualquer munícipe, de 15 em 15 dias, discutir os seus problemas directamente com o presidente da Câmara de Mirandela. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário