segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Autarca de Vimioso lamenta que as mais valias da venda cogumelos não fiquem no concelho

O presidente da Câmara Municipal de Vimioso lamenta que as contrapartidas da venda de cogumelos silvestres não fiquem na região. Jorge Fidalgo regista com agrado a crescente aposta na área micológica mas gostaria que as mais-valias financeiras fossem maiores para quem colhe os cogumelos e que as actividades ligadas ao produto ganhassem mais importância na economia do concelho.
“Quem colhe os cogumelos continua a levá-los à vizinha Espanha, mas também já temos gente de Espanha interessada em fazer unidades aqui em Vimioso”, adianta o autarca. 
Os contactos com empresários espanhóis interessados em investir em Vimioso podem vir a concretizar-se em unidades de produção e transformação de cogumelos. Para atrair investimento, a autarquia de Vimioso promove a cedência de terrenos a 1 cêntimo na zona industrial e o licenciamento a custo zero. 
Quem já beneficiou destes apoios foram os dois irmãos Rosário, que apostaram numa unidade de produção de cogumelos “shiitake” em tronco, a última empresa a instalar-se na zona industrial de Vimioso. 
Rúben Rosário explica que o investimento inicial foi apoiado pelo PRODER e que da estufa de 1100 metros quadrados vão sair este ano a primeira colheita. 
O jovem de Santulhão explica que este foi um projecto que o fez regressar às origens e deixar o emprego stressante de programador informático. A visita à estufa e um workshop sobre o método de produção de cogumelos shiitake em tronco fizeram parte do programa das VII jornadas gastronómicas micológicas de Vimioso. 

No balanço da edição deste ano o presidente da autarquia considera que a iniciativa foi bem sucedida na intenção de valorizar os recursos micológicos da região e atrair visitantes ao concelho. Três restaurantes aderiram à iniciativa e entre sexta e domingo apresentaram menus de degustação tendo como ingrediente base os cogumelos. 
Os participantes da sétima edição das jornadas micológicas puderam ainda apanhar e identificar cogumelos selvagens e participar num workshop culinário. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário