sábado, 29 de novembro de 2014

Ciclo de Concertos «Do Advento ao Natal». Rota das Catedrais promove turismo cultural

A Direção Regional de Cultura do Norte promove o Ciclo de Concertos «Do Advento ao Natal», a decorrer entre 7 de dezembro e 18 de janeiro, nas sete cidades onde se situam as Sés do Norte de Portugal.

O Ciclo de Concertos «Do Advento ao Natal» é uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 – O Novo Norte, e consiste na primeira iniciativa de índole cultural a decorrer nas Sés no âmbito de um plano de intervenção mais alargado. 

Com uma programação adequada à quadra festiva e aos espaços catedralícios, o Ciclo de Concertos visa envolver públicos locais diversificados estimulando a sua participação ativa na proteção e valorização das Catedrais. 

Tendo em vista a implementação de uma oferta cultural de excelência, a partir dos bens patrimoniais e em aliança com uma cuidada programação cultural, capaz de devolver os monumentos à comunidade, o projeto visa ainda, através da corresponsabilização de todos os atores intervenientes, promover a estima coletiva e o cuidado partilhado face a um património profundamente identitário, plural e multifacetado, memória viva de um povo. 

As Sés de Braga, Lamego, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Miranda e Bragança integram a Rota das Catedrais a Norte, projeto que visa permitir uma leitura integrada do património catedralício a norte, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios. 

Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, com intervenções já a decorrer em Miranda do Douro, Lamego, Braga e Vila Real, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus pólos. 

Assim, para além do Ciclo de Concertos que agora irá iniciar-se, estão ainda previstas exposições e instalações itinerantes bem como um ciclo de teatro, para além da criação de novos suportes de comunicação que estimulem a visita em rede às setes catedrais que integram o projeto. 

Programa 
ANTIGA SÉ DE BRAGANÇA | 7 DE DEZEMBRO | 21:30 | LACRE 

SÉ DE VILA REAL | 13 DE DEZEMBRO | 21:30 | Conservatório Regional de Música de Vila Real 

CONCATEDRAL DE MIRANDA DO DOURO | 4 DE JANEIRO DE 2014 | 15:30 | Coro da EB de Miranda do Douro e Quinteto Reis 

SÉ CATEDRAL DE LAMEGO | 18 DE JANEIRO | 15:30 | Coro da Academia de Música Valentim Moreira de Sá 

A entrada nos concertos é gratuita, mas sujeita à capacidade de lotação dos espaços. É obrigatória a apresentação de convites que podem ser levantados nas respetivas Igrejas, Cabidos, Câmaras Municipais e junto dos grupos que atuam nos concertos. 

O Concerto na Antiga Sé de Bragança será antecedido pela inauguração da exposição «O Corpo e a Glória», pelas 20h30, no Museu do Abade Baçal. 

Esta exposição itinerante apresenta diversas obras relevantes de pintura e escultura de museus e igrejas do Norte do País, algumas das quais restauradas e expostas pela primeira vez ao público. 

É composta por um total de 22 obras cedidas pelo Museu do Seminário Maior do Porto, Mosteiro de Santa Clara, Mosteiro de Arouca, Museu do Abade Baçal, Museu Guerra Junqueiro (Porto), Museu de Lamego, Igreja de Santa Clara de Vila do Conde, Concatedral de Miranda do Douro, Mosteiro de Pombeiro, Museu Municipal de Viana do Castelo, Tesouro-Museu da Sé de Braga, Igreja de S. Domingos (Guimarães), Igreja de S. João de Tarouca, Torre de Moncorvo, Museu Nogueira da Silva (Braga) e Irmandade dos Clérigos (Porto). 

A mostra é promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte e integra-se na candidatura “Norte Monumental em Rede” apresentada pela DRCNorte ao QREN/ON2.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário