segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Famílias brigantinas aderem à "Família do Lado"

Ontem, às 13 horas, centenas de campainhas tocaram em toda Europa. Era a família do lado que vinha para almoçar. A iniciativa “Família do lado 2014”, promovida em Portugal pelo Alto Comissariado para as Migrações, foi criada em 2004 na República Checa  com base no conceito “bairros inclusivos”.
O objectivo é promover o convívio entre uma família com determinada nacionalidade e uma família imigrante, de forma a contribuir para a integração da mesma na sociedade. Pela primeira vez, Bragança fez parte das cidades portuguesas a aderir à iniciativa, com a participação de quatro famílias. 
Uma das famílias anfitriãs, foi a Família Portugal. O ex concorrente do programa de televisão Masterchef, Luís Portugal não tem dúvidas de que a gastronomia é uma boa aliada para criar amizades e também mostrar aos imigrantes aquilo que de melhor a região tem. “Em minha casa e na minha família, o princípio do receber bem e do convívio está sempre presente. O transmontano e o brigantino sempre teve a fama do receber bem, ao ponto de deixar ficar a chave na porta e de por sempre alguma coisa na mesa. Eu como defendo que a parte gastronómica tem que ser o motor de desenvolvimento tanto económico como cultural, acho que nada melhor do que os sentarmos à mesa e lhes explicarmos o que aqui há de bom e que aqui se vive bem”, sublinha Luís Portugal. 
Os convidados para este almoço foram um casal e duas crianças que compõem a família Hernández, natural da Galiza, em Espanha. Susy Hernández é professora de espanhol e veio para Bragança há cerca de 9 anos. O marido tinha vindo meses antes para trabalhar como médico no Hospital de Bragança. Susy considera que estão bem integrados na sociedade brigantina e confessa que já fizeram bastantes amigos transmontanos. “Aqui tenho grandes amigos, sabemos que os amigos são a família que escolhemos e posso dizer que tenho familiares em Portugal. 
Acho que esta é uma ideia fenomenal porque há famílias que não se sentem tão integradas como nós e isto é uma forma de darem um primeiro passo para a integração”, considera a professora de espanhol. 
Nos pratos que constaram da ementa deste almoço convívio estiveram em destaque os produtos regionais tais como a castanha e o porco bísaro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário