segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SMART TRAVEL 14 - Nordeste de Portugal acolhe evento internacional inédito em Portugal

O SMART TRAVEL 14 que vai debater e refletir sobre o futuro das pequenas e médias cidades. Como utilizar de forma inteligente o Turismo como setor chave para o desenvolvimento e prosperidade. Como incluir e associar a Tecnologia à sustentabilidade e ao aspeto social e humano dos territórios de baixa densidade.

Está praticamente tudo a postos para a região de Trás-os-Montes receber, já no próximo mês de Dezembro (de 4 a 7), um dos eventos do ano em Portugal e já reconhecido como um dos mais destacados na Europa, dedicado a temáticas tão atuais e importantes, em sintonia com a agenda global de desenvolvimento económico e sustentável dos territórios.

A menos de um mês de se realizar, o Smart Travel 2014, afigura-se como um dos fóruns mais relevantes para analisar, refletir e debater o futuro de pequenas e médias cidades no contexto de globalização, bem como o futuro de territórios de baixa densidade populacional e regiões periféricas, as suas aldeias, vilas e comunidades. 

Desde que se confirmou a organização deste evento no Nordeste Transmontano, que se tornou quase uma inevitabilidade incluir o mesmo no roteiro internacional de grandes eventos dedicados às Smart Cities ou Cidades Inteligentes, Regiões Inteligentes e, como o próprio nome o indica, ao Turismo como setor fundamental para alavancar a economia dessas mesmas regiões e cidades, de uma forma Inteligente, Sustentável e Estratégica. 

Usar o Turismo, os recursos endógenos, adotar tecnologia e processos inovadores para a promoção e desenvolvimento de Destinos Inteligentes é outra das facetas que torna o Smart Travel 2014 tão referenciado, contando com a presença de alguns dos mais influentes oradores e investigadores da atualidade no setor do turismo, como Lorenzo Cantoni, presidente da Federação Internacional de Turismo e Tecnologia (IFITT) e responsável da UNESCO na área das TIC para desenvolver e promover turismo sustentável nos sítios Património da Humanidade, ou Nick Hall um guru da estratégia online e mobile com especial ênfase para projetos de destinos turísticos, este é homem do momento, convidado para os fóruns de turismo de toda a Europa e também, por exemplo, Caroline Couret uma das fundadoras da Rede de Turismo Criativo sedeada em Barcelona.

Muitos outros temas estarão em discussão nos dois dias de conferência, a 4 e 5 de dezembro, nas cidades de Bragança e Mirandela, respetivamente. 

A integração e o cruzamento de muitas temáticas que estão hoje na ordem do dia nas grandes cidades do mundo, como a Internet das Coisas, o Big Data mas também a criatividade e cultura, o planeamento urbano, a sustentabilidade energética e ambiental e, como não podia deixar de ser, a economia e as ferramentas de comunicação e marketing, proporcionam um evento eclético, completo, multidisciplinar e do qual se espera que saiam algumas conclusões que beneficiem, em primeiro lugar, a região de Trás-os-Montes e Alto Douro e em segundo, as restantes zonas periféricas que partilham as mesmas preocupações e desafios.

Smart Travel 14

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário