sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Vai nascer a “Federação Renovação Douro” para defender viticultores durienses que perderam a Casa do Douro

Edifício da Casa do Douro - Peso da Régua
Vai nascer na próxima semana, dia 26 de novembro, em Vila Real, a Federação Renovação Douro, uma nova organização da lavoura duriense que agrega 19 organizações de agricultores produtores de "Vinho do Porto".

António Lencastre, um dos rostos da nova Federação, disse à Agência Lusa que um dos principais objectivos da nova organização, que integra 19 adegas cooperativas, associações e centros de gestão de empresas agrícolas que se espalham um pouco por toda a Região Demarcada do Douro (RDD), consiste na “defesa dos interesses da produção devido ao vazio criado pela inação da CD ao longo das últimas décadas".

A Federação Renovação Douro também pretende ser uma resposta colectiva face à alteração do estatuto da Casa do Douro, que a partir do dia 31 de dezembro deixará de ser uma associação pública e de inscrição obrigatória, para se transformar numa associação privada e de inscrição voluntária.

Segundo a Agência Lusa, que cita António Lencastre, a Federação Renovação Douro, devido à representatividade que já possui, poder-se-á posicionar para uma candidatura futura à  gestão da nova CD.

"Fundamentalmente pelo nome e pela história que tem  a Casa do Douro merece que nós lhe dediquemos o nosso empenho, para associar à defesa dos interesses dos viticultores um nome que é forte", referiu António Lencastre. 

Na fase de lançamento, a Federação Renovação Douro integra já cerca de de 30% dos produtores registados na região e mais de 40% da área de produção, o que corresponde  a cerca de 70% dos viticultores que na RDD se encontram inseridos em cooperativas ou associações.

Segundo Lencastre, a nova federação  pretendende ser um movimento abrangente, transversal e inclusivo, de forma a representar de forma efectiva a lavoura duriense e a defesa dos interesses dos viticultores durienses.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário