segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Vimont inaugura balneários no aniversário dos 15 anos

A comemoração dos 15 anos da Associação Vimont, sediada em Vilar do Monte, concelho de Macedo de Cavaleiros, serviu de mote para a inauguração oficial de uns balneários.

A Vimont, que começou por ser uma associação pensada para desenvolver atividades para a juventude, acabou por se voltar para o BTT, por todo o potencial da região envolvente. O ciclismo que acaba mesmo por ser o segundo desporto mais praticado na região.

Os balneários foram uma exigência da Associação Regional de Ciclismo, para que pudessem continuar a receber provas, explica o presidente da associação, Óscar Castro.

“Para já temos a grande novidade, finalmente conseguimos a construção dos balneários que era um sonho que já tínhamos algum tempo derivado á prova que realizamos já á 12anos esta maratona e os balneários faziam falta e foi uma exigência da associação regional de ciclismo. Era um sonho já antigo e infelizmente não conseguimos concretizar esse sonho, agora graças ao juntar de esforços da associação, da junta de freguesia e da câmara municipal finalmente conseguimos a construção dos balneários que eram uma exigência até para continuarmos a pertencer ao calendário do campeonato regional de maratonas.”

Também a câmara municipal participou nesta obra, que o autarca, Duarte Moreno, considera importante para ajudar no desenvolvimento da região.

“Aqui foi uma parceria com 3 partes, a associação Vimont dos jovens da associação juvenil de Vilar do Monte, a junta de freguesia e a câmara municipal. A câmara municipal contribuiu com os materiais de construção, a junta de freguesia com pessoal para fazer a obra e também com algumas verbas que tinham disponíveis e a associação também com a mão-de-obra. Portanto foi um projeto de união de esforços de todos os intervenientes o que significa que estamos numa mudança para melhor porque assim estamos todos a contribuir para aquilo que de fato queremos e queremos desenvolver e que as associações desenvolvam, façam as suas atividades mas que também contribuam tendo os meios para as poderem desenvolver.”

A Junta de Freguesia foi a outra entidade desta parceria a três. O presidente da União de Freguesias de Castelãos e Vilar do Monte, Carlos Justo, considera que esta obra foi uma mais-valia para a aldeia.

“Tive uma reunião com o presidente da Vimont o Oscar que me propôs a situação do campeonato de BTT E e se não tivessem condições poderia este campeonato sair daqui de Vilar do Monte. Pensei fiz união com a junta de freguesia que já eramos tão poucos no Vilar do Monte e Castelãos, acho que a junta apoiando a Vimont nas infraestruturas que estão visíveis que era um bem para a aldeia e pelos vistos foi um sucesso e fez-se o campeonato. Ajunta de freguesia está para continuar a apoiar a Vimont porque é uma associação credível, gente com vontade de trabalhar juntamente com o apoio da câmara pois se não fossem as duas entidades era impossível porque a junta não tem assim tanta capacidade financeira para o fazer mas todos juntos fizemos a obra e está a vista de toda a gente.”

Atualmente, a Vimont conta com cerca de 20 atletas, e alguns participam em competições nacionais.

No 15º aniversário, foram oficialmente inaugurados os balneários, masculinos e femininos. Um sonho antigo, que vem permitir uma maior comodidade para os atletas de outras localidades.

A obra terá ficado orçada em mais de 15 mil euros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário