segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Academia Santos Mártires já abriu as portas

Os acordos com a Segurança Social na passada sexta-feira, permitiram que a Academia Santos Mártires, em Bragança começasse já a receber utentes.
O vice-presidente do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, Jorge Teixeira, confessa que já tinha perdido a esperança de abrir as portas do lar residencial em 2014. “Já há um ano que estávamos à espera. 
Felizmente foi agora. Nós tínhamos muita esperança que pudéssemos abrir este ano mas ultimamente perdemos pensamos que só seria possível em 2015. Felizmente, o senhor secretário de Estado resolveu dar-nos esses acordos em 2014. Só temos ainda 22 acordos de cooperação, dos 40 possíveis. Vamos aguardar, abrir com muita calma e parcimónia. Já temos algumas pessoas a frequentar o espaço. São pessoas portadoras de deficiência e temos de ter cuidado como as tratamos, como as integramos e como fazemos esta abertura. É uma residência onde as pessoas vão ficar e só depois de estarem ambientadas é que poderão ser utentes efectivos da instituição”, salienta Jorge Teixeira. 
A Academia Santos Mártires aguarda agora uma inauguração oficial que ficou prometida pelo secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social. A obra custou dois milhões de euros, comparticipados em cerca de 1 milhão e meio por fundos comunitários. 
Os acordos agora assinados referem-se ao lar residencial. Da Academia Santos Mártires fazem ainda parte tem um Centro de Actividades Ocupacionais e Residências Autónomas que continuam a aguardar este tipo de apoio da Segurança Social. 
A Academia Santos Mártires representa um investimento de cerca dois milhões de euros sendo que cerca de um milhão e meio foi apoiado por fundos comunitários. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário