quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bebés recebem mil euros em Vimioso

Dezanove famílias do concelho de Vimioso foram ontem contempladas com um cheque de mil euros pelo nascimento de bebés.
Este ano houve uma diminuição de mais de 50 por cento dos bebés a participarem no “Concurso de Fotografia Bebé do Ano 2014”. 
O presidente do Município de Vimioso, Jorge Fidalgo explica que apenas contemplaram as famílias que residem permanentemente no concelho. “Nós temos um concelho em que há alguma mobilidade, principalmente de jovens, que umas vezes estão no concelho, outras não. Muitas vezes, o júri tinha alguma dificuldade em saber se atribuía ou não os prémios. Fixámos regras mais objectivas e, obviamente, aquilo que pretendemos é que seja dado o prémio àqueles bebés cujos pais vivem ininterruptamente no concelho”, sublinha o autarca. Jorge Fidalgo mostra-se, no entanto preocupado com a baixa taxa de natalidade no concelho, que nos últimos anos se situa, em média nos 25 nascimentos anuais. 
O autarca teme que possa vir a diminuir devido à diminuição de jovens no concelho e ao desemprego. “As mulheres em idade de ter filhos, que estão no concelho de Vimioso, já têm filhos, por vezes até mais do que um. Estamos seriamente preocupados porque, temo que o número de nascimentos possa vir a diminuir, o que é muito preocupante. Quem fixa as pessoas é o emprego e um emprego com estabilidade. Obviamente que, na incerteza do emprego que vão ter, os jovens muitas vezes pensam duas vezes antes de constituir família”, constata Jorge Fidalgo. 
Além deste valor monetário, o município de Vimioso comparticipa ainda as vacinas que não são contempladas no Plano Nacional de Vacinação, num total de cerca de 500 euros por bebé. 

Apoios que são recebidos com agrado pelos pais que residem no concelho de Vimioso. “ É de louvar porque, no contexto de crise em que nos encontramos, estas iniciativas ajudam os pais a dar certas coisas às nossas crianças que, sem esta ajuda, era muito difícil. Não é por causa disto que nós vamos ter filhos mas é um bom incentivo e boa ajuda”, refere Vítor Rodrigues. “Além de ser um bom apoio acaba por ser um alerta para um problema do interior do país, a baixa natalidade e o envelhecimento da população”, acrescenta Vítor Ventura, pai de outra criança. Maria Diz é avó de um dos bebés e constata que “as escolas estão a fechar porque cada vez há mais idosos e menos crianças”. 
Além dos prémios, houve ainda tempo para uma sessão de esclarecimento sobre “Cuidados na 1ª infância”, com conselhos úteis para os pais.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário