terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Com Dezembro chegam as Festas de Inverno a Trás-os-Montes

Em Bragança, com a chegada do Solstício de Inverno (a 21 de Dezembro), chegam as celebrações da estação com antigas tradições que se repetem um pouco por todo o distrito. A Festa dos Rapazes, as fogueiras comunitárias e a Festa dos Reis são alguns dos momentos que animam por estes dias a região transmontana.

Desde a Antiguidade que se celebra o Solstício de Inverno, estando o Natal relacionado com a cristianização desta festa antes pagã. Um momento que simbolizava o renascimento, o sol e, posteriormente, o nascimento de Jesus Cristo.

Em Portugal, as antigas tradições mantêm-se no distrito de Bragança, com formas de expressão muito peculiares, seja com os caretos ou Festa dos Rapazes, dois momentos que evocam a festa do Solstício de Inverno.

A Festa dos Rapazes, tradição que se cumpre com os caretos (rapazes solteiros mascarados), é um verdadeiro hino do espírito festivo da época. Nas localidades de Aveleda, Varge e Babe (concelho de Bragança) a Festa tem lugar nos dias 25 e 26 de Dezembro (este último o Dia de Santo Estêvão, o padroeiro da festa).

Em Aveleda é com este ritual que os rapazes se fazem homens. No dia 25, antes da hora da missa de Natal, reúnem-se os rapazes para participarem neste acto litúrgico, após o qual tem lugar o ritual mais significativo desta festa, as críticas sociais, designadas de «comédias».

Pela tarde, os caretos percorrem as aldeias, vestidos com os já conhecidos fatos de serapilheira às cores, máscaras de latão ou madeira e chocalhos à cintura, acompanhados pela música tradicional do gaiteiro.

A Festa dos Rapazes de Varge decorre no dia de Natal e no dia de Santo Estêvão (26 de Dezembro). No entanto, os preparativos começam no dia de Todos-os-Santos (1 de Novembro), com a recolha da lenha das Almas.

No dia de Natal, o ritual da alvorada é, como convém, muito cedo. Antes da missa, formam os rapazes com os mordomos e o gaiteiro à frente, a fim de se dirigirem para a igreja. No fim da missa decorre o ritual mais simbólico da festa, a crítica social, protagonizado pelos caretos com a cara encoberta.

Ritual do fogo:
Outros momentos relacionados com o fogo acontecem em várias localidades transmontanas. Conforme as povoações, fazem-se enormes fogueiras para celebrar o Natal (Fogueira do Galo), dos Santos ou do Ano Novo.

Já em Mirandela, na localidade de Vale Salgueiro, o Natal tem tradição polémica. É celebrado com a passagem da idade infantil à adulta com a distribuição de cigarros às crianças. No dia de Reis os mais pequenos podem fumar.

Em Baçal (concelho de Bragança) a Festa dos Reis é comemorada nos dias 5 e 6 de Janeiro com refeições conjuntas por toda a localidade e alvoradas ao som de gaita-de-foles. Há um momento de crítica social, o ritual mais simbólico da festa. Críticas proferidas no cimo de uma fonte de pedra, perante todo o povo, por rapazes de cara descoberta. 

Em Baçal, os caretos com máscaras feitas de diversos materiais e farfalhos e coloridos fatos de lã ou trapos são os protagonistas destes rituais que já foram apelidados de «Inverno Mágico».

Momentos que evocam a época natalícia e a chegada do novo ano e que decorrem em tantas outras localidades transmontanas, como Vila Chã da Braciosa (concelho de Miranda do Douro), Parada (concelho de Bragança), Ousilhão (concelho de Vinhais), Bruçó (concelho de Mogadouro), Rio de Onor (concelho de Bragança), Bemposta (Mogadouro) e Grijó de Parada (concelho de Bragança).

in:cafeportugal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário