quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Cozinha de autor, inovação e produtos regionais transmontanos no reveillon

Em Trás-os-Montes um dos locais com casa cheia nesta passagem de ano é o restaurante Flor de Sal, em Mirandela. Descrito no “Guia Boa Cama, Boa Mesa” do Expresso, como “um dos restaurantes mais bonitos do País, não só pelo ambiente que o circunda, o rio e a vista para Mirandela, como pela sua arquitectura moderna e arrojada”, este restaurante, com cerca de 10 anos, é conhecido pela cozinha de autor à base de produtos regionais transmontanos.
No menu seleccionado para a passagem de ano, a juntar a estes ingredientes há também um toque de inovação. “Criámos um prato com cogumelos, atum e trufa. A seguir temos uma sopa rica de peixe e mariscos com croutons de azeite e alho. 
O prato de peixe é um taco de robalo, mudamos o acompanhamento porque já estamos cansados de comer couves, grelos e batatas e optámos por um puré de xuxu e gengibre com molho de santurce. 
O prato de carne, para não irmos buscar carnes que não tínhamos na carta, temos um medalhão de vitela com alguma criatividade. com batata souflé e vamos fazer um molho de foie Gras e murgas, que é um cogumelo que há na nossa região nesta época fria”, descre o proprietário do restaurante, João Paulo Carlão. 
Para a sobremesa, as sugestões passam por um crocante de amêndoa, com gelado de castanhas., considera que esta é uma noite especial, por isso merece uma ementa à altura. Uma noite em que muitos estão dispostos a abrir os cordões à bolsa mas que, para garantir casa cheia, foi necessário apostar em ingredientes que garantam que o preço final do jantar de réveillon não assusta a maioria dos clientes. 
Actualmente, o preço do jantar de passagem de ano à beira do Tua varia entre os 65 e os 80 euros, dependendo se está disposto a seguir a carta de vinhos sugerida pela casa.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário