segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Galhofa e Corrida de Roscas marcam a Festa dos Rapazes em Parada

Em Parada, também conhecida como Parada de Infanções, no concelho de  Bragança, as festas do ciclo de inverno começaram no Natal e prolongam-se até ao dia de Ano Novo.
Num fim-de-semana dedicado ao Santo Estevão, realizou-se mais uma Festa dos Rapazes onde tradições como a Corrida das Roscas e a Galhofa voltaram a realizar-se.  A Galhofa é um dos momentos mais aguardados. 
Ontem á noite, a luta entre os rapazes voltou a acontecer. Delfim Teixeira, de 77 anos, não perde este momento da festa. “A tradição não se pode perder, o povo já há muitos anos que concretiza isto e tem de continuar”, considera o habitante de Parada. 
A rivalidade com os habitantes de Grijó de Parada está muito presente nestes duelos e nas corridas da rosca. 
A competição já foi mais intensa, mas na luta mais renhida da noite as duas localidades estavam representadas. O vencedor acabou por ser de Grijó. Amílcar Dores ficou satisfeito com a vitória, mas afirma que o espírito de convívio é o mais importante. “Se perdesse, era igual”, afirma o vencedor. 
A tradição da Galhofa assinalada no dia 28 de Dezembro, em Parada, Bragança, é o tema da reportagem que pode hoje na Brigantia, depois do noticiário das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário