sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Governo promete acordos de cooperação com todas instituições sociais até Março

O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, prometeu hoje que até ao final de março todas as instituições sociais que estão à espera de acordos de cooperação serão contempladas.

O governante falava, em Bragança, à margem da assinatura de 43 acordos de cooperação com outras tantas instituições dos distritos de Bragança, Vila real, Guarda e Viseu e que são os primeiros no âmbito de um reforço de 50 milhões de euros para ação social.

Agostinho Branquinho anunciou que vai dar continuidade já em janeiro à celebração de novos acordos de cooperação com outras instituições do país e que "até ao final do mês de março serão contempladas todas as instituições que têm respostas prontas ou que estão a funcionar e que não têm acordos de cooperação".

"Esperamos, no final do primeiro trimestre de 2015, ter a nossa rede social praticamente toda a funcionar, não direi que não haverá um sítio ou outro em que haja necessidade de fazer alguns acertos, mas julgo que no final do mês de março a nossa rede solidária estará totalmente a funcionar", assegurou.

Nestas instituições estão também incluídas aquelas que avançaram com obras sem garantia de apoio da Segurança Social.

O governante explicou que será possível apoiar todos que estão à espera com o reforço anunciado de 50 milhões de euros graças "a critérios de gestão mais exigentes" e alguns acertos na rede existente.

A prioridade, segundo disse, será dada aos equipamentos na área da deficiência, que absorverão a maior parte dos apoios, uma vez que o país "ainda tem algumas necessidades para suprir".

Os acordos celebrados hoje em Bragança vão permitir a duas instituições ligadas à deficiência, uma nesta cidade e outra em Macedo de Cavaleiros abrir portas depois dos equipamentos prontos há meses à espera da comparticipação estatal para os utentes.

Os 43 acordos de cooperação hoje oficializados abrangem instituições dos quatro distritos do interior Norte de Portugal com resposta desde a deficiência, a idosos, crianças em risco e outros apoios sociais, totalizando quase dois milhões de euros de comparticipação da Segurança Social, segundo o governante.

Estes apoios vão beneficiar um total de mais de 470 novos utentes e correspondem à primeira fase da contratualização que o Governo pretende levar a cabo até ao final e março com o reforço de 50 milhões de euros da verba destonada à ação social.

HFI//GC
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário