segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Miranda do Douro: Actividade cultural de 2015 arranca com exposição de arqueologia

A actividade cultural de em Miranda do Douro, arranca, no ano de 2015, com uma exposição de arqueologia. De 6 a 31 de Janeiro, a Casa da Cultura de Miranda do Douro, recebe a exposição “Miranda Arqueológica: vestígios que comunicam”.

Miranda arqueológica engloba uma cidade e todo um concelho com uma riqueza histórico-cultural muito vasta, identificando-se vestígios que comunicam desde a Pré-História até à Época Contemporânea.

O património cultural, natural, histórico e arqueológico transformam esta área numa região única, repleta de saberes e tradições que passam geracionalmente. 

A identidade de um povo reside no património que ele criou e continua a criar, através da memória e dos vestígios materiais edificados e construídos desde os primórdios da humanidade. A atualidade é construída através do nosso olhar sobre o passado e é este o domínio da arqueologia: identifica, interpreta e recria dinamicamente a história.

Na presente exposição pretende-se dar a conhecer parte da história de Miranda do Douro, através da interpretação de vestígios, dados e espólio resultantes das intervenções realizadas na cidade mas também em Malhadas e no castro S. João das Arribas.

O trabalho arqueológico realizado abarca não só o trabalho de campo, mas também o trabalho de gabinete. O espólio arqueológico que se observa trata de material cerâmico (cerâmica comum, cerâmica de construção, faiança, porcelana), vítreo, metálico, osteológico e pétreo. Este espólio abarca várias épocas: romana, baixo-medieval, moderna e contemporânea. 

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário