terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Gomas e bombons de azeite no Festival do Azeite Novo em Mirandela

Gomas ou bombons de azeite são alguns dos produtos que dão outro sabor ao Festival do Azeite Novo que decorre em Mirandela até ao final do mês. Entre as várias iniciativas do programa para mostrar as potencialidades deste produto de excelência, esta segunda-feira foi a vez da doçaria.
As inovações foram divulgadas num workshop, para dar a conhecer a versatilidade deste produto. 
O chefe Jorge Vaz, da Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela, assegura que qualquer pessoa pode fazer estas conjugações que incluem o azeite nas guloseimas. “São coisas simples, depois a imaginação é que conta, podem misturá-los com inúmeros ingredientes. E fazemos as gomas de azeite, que gelatinamos, com vários aromas. Podem ser usadas essas gomas com tempero, um cubo gelatinado pode ser utilizado em cima da carne que depois derrete em frente ao cliente”, explica. 
O professor garante que desde que foram criados na Escola de Hotelaria e Turismo, estes produtos têm sido bem aceites pelo público. “Com iniciativas como estas divulgamos e conseguimos conjugar coisas boas e diferentes que as pessoas podem estranhar no início mas depois de provarem têm uma aceitação boa”, afiança o chef. 
A inovação é uma das palavras de ordem na escola de hotelaria que serve muitas vezes de laboratório para criar novos produtos. 
Para a coordenadora da Escola de Hotelaria e Turismo, Teresa Vaz, este tipo de iniciativas é uma forma de abrir a instituição de ensino à comunidade dando a conhecer as experiências desenvolvidas a partir de produtos da região. “Como escola de hotelaria penso que devemos fazer a diferença aliar a nossa inovação a produtos de excelência da região. Gostaríamos de ser pioneiros nessa matéria”, sublinha a responsável. 
Uma das inovações que está na fase final de desenvolvimento na escola de hotelaria e turismo é uma almôndega de alheira, com maçã bravo-de-esmolfe e amêndoa, que após alguns testes deverá começar a ser comercializada. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário