quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Escola de Poiares vai ser Centro Interpretativo da “CALÇADA DO DIABO”

O Museu do Douro (MD) e a câmara de Freixo de Espada à Cinta transformaram a antiga escola primária de Poiares num centro interpretativo da "Calçada de Alpajares", um caminho medieval também conhecido por "Calçada do Diabo".
A abertura do Centro Interpretativo da "Calçada de Alpajares" ou "Calçada do Diabo", como é conhecida na região do Douro Superior, está marcada para domingo.
"O que se pretende mostrar neste centro é toda a beleza deste território, que independentemente da sua localização cronológica, é um caminho completamente deslumbrante mostrado ao público pelas objetivas dos fotógrafos Egídio Santos, João Pedro Souto Mayor e Luís Ferreira Alves", explicou Fernando Seara.
O novo espaço interpretativo está localizado na aldeia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, e pretende ser um espaço interpretativo do percurso de origem "medieval ou romana" que ligava Freixo de Espada à Cinta à Barca d'Alva.
"O primeiro passo é a apresentação do percurso e depois a explicação de todo o património imaterial e as lendas que lhe estão associadas. Tudo isto dá origem ao nome popular de ‘Calçada do Diabo'",
Este local é reconhecido pelas suas lendas ligadas a fenómenos de bruxaria ou à suposta "arte do Diabo", como descreve a população local, devido a episódios insólitos ocorridos ao longo dos séculos no troço mais interior da Calçada.

Sem comentários:

Enviar um comentário