sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Grupo Pressnordeste participa no Editors Lab

A imprensa regional precisa de se adaptar e apostar nas novas tecnologias para continuar a servir a respectiva comunidade.
A ideia foi defendida pelo coordenador de projectos da Associação Portuguesa de Imprensa, Francisco Santos. 
A transformação dos meios de comunicação social com recurso a novas plataformas, de forma a chegar às pessoas foi o ponto central da iniciativa Editors Lab, que começou ontem e termina hoje em Lisboa. 
O objectivo do evento, em que o grupo PressNordeste participa, é ajudar a imprensa a encontrar formas de se revitalizar. “Com as novas tecnologias existentes a imprensa tem uma grande necessidade de se adaptar a um jornalismo que difere muito. Tem de parar para reflectir como as novas tecnologias se podem adaptar à imprensa regional, e como pode desenvolver o seu futuro no tempo para que persista e continue a servir as comunidades locais”, aponta Francisco Santos. 
O membro da Associação Portuguesa de Imprensa, entidade que organiza a iniciativa com a Global Editors Network, explica que se pretende fazer convergir tecnologia e jornalismo. O Editors Lab conta com 10 equipas de vários órgãos de comunicação social, que, ao longo de dois dias, tentam desenvolver projectos inovadores com recurso a ferramentas digitais. 
De acordo com Francisco Santos, a tendência de “hackdays” de programação dirigida à área dos media é ainda pouco comum em Portugal. 
O Editors Lab, que já percorreu várias cidades do mundo e vai na segunda edição, chegou a Lisboa e contou com a participação do grupo PressNordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário