segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Montaria ao Javali rende 46 peças em Agrobom

A montaria ao javali de Agrobom, que se realizou no passado sábado, resultou em 46 javalis abatidos.
Aquela que foi a maior Montaria da região, até agora, é uma séria candidata a receber o prémio de melhor mancha de javalis do país, uma distinção atribuída anualmente pelo Clube Português de Monteiros, ao local onde mais animais se caçam.
Nesta jornada de caça, 190 monteiros marcaram presença. Um número maior em relação a anos anteriores, seguindo a tendência de um maior interesse que este sector da caça tem vindo a despertar. 
António Coelho, representante da Associação Florestal de Trás-os-Montes, que desde há 7 anos presta apoio técnico à montaria, dá conta que “todos os anos vimos aumentar o número de postos, porque temos muita procura. Entre caçadores acompanhantes matilheiros e outros convidados estão aqui cerca de 300 pessoas. É uma tradição virem a esta montaria”. Muitos dos caçadores presentes na montaria têm também notado que nos últimos anos há mais caçadores e entre eles um maior número se dedica à caça grossa. Uma das razões pode prender-se com a diminuição de outras espécies cinegéticas, o que leva alguns caçadores a optar pelo javali. 
A mancha na encosta nascente da Serra de Bornes costuma apresentar sempre bons resultados quando se realiza a montaria anual, e serve de atracção para muitos caçadores, que ano após ano regressam. A qualidade da mancha a principal razão apontada pelos participantes. O gosto pela caça faz esquecer as distâncias. Muitos dos caçadores vêm de fora do concelho de Alfândega da Fé. Porto, Guimarães, Vila Real e também o restante distrito de Bragança são os locais de onde mais caçadores são originários. 
A Brigantia acompanhou a montaria do passado sábado em Agrobom. 
Pode ouvir a reportagem alargada depois do noticiário das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal NORDESTE. 

Escrito por Brigantia

1 comentário:

  1. Bom dia venho por este meio informar V. Exas. que no mesmo dia desta montaria de Agrobom
    7-2-2015, se realizou também uma montaria em fornos - Freixo de espada á cinta, em que foram abatidos 47 javalis, espero ter ajudado na divulgação de noticias
    com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar