sexta-feira, 27 de março de 2015

Parques infantis de Vinhais encerrados pela ASAE

Estão encerrados desde o ano passado os parques infantis da vila de Vinhais. Estes equipamentos foram selados pela ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica por não cumprirem a legislação em vigor.
O presidente da Câmara Municipal considera esta a nova lei injusta, garante que nunca houve acidentes nos parques de Vinhais, mas admite que para voltar a abrir estes equipamentos é preciso fazer obras. “Os parques de Vinhais tal como todos os outros estavam licenciados para funcionar de acordo com as exigências da lei que vigorava à altura da sua construção, entretanto a nova lei determina outras exigências, quanto a nós completamente injustas, e claro que não preenchem esses requisitos, nem os nossos nem praticamente nenhum. 
É uma situação completamente injusta, quem ficam prejudicadas são as crianças e portanto o que é preciso fazer agora é obras. Por outro lado, há que perceber que os parques de Vinhais estão impecáveis, nunca tivemos lá nenhum problema, a ASDAE entendeu que não cumprem os requisitos, pois teremos que os adaptar”, salienta o autarca. Para adaptar os parques às novas exigências, a autarquia precisa agora de investir milhares de euros. 
Américo Pereira assegura que está à espera de fundos comunitários para resolver este problema. “Há que fazer aqui opções claras. Nós não temos dinheiro para a alimentação das crianças, para os transportes, para os livros, para os apoios sociais aos mais idosos. Há que fazer opções, ou se gasta de um lado ou se gasta do outro e, portanto a opção que fizemos agora foi de facto esperar por fundos comunitários, no sentido de fazer um projecto e uma candidatura para os pôr conforme a nova legislação diz”, acrescenta Américo Pereira. 
A Câmara Municipal à espera de fundos comunitários adaptar os parques infantis e poder reabri-los. 
Estes equipamentos foram encerrados pela ASAE há mais de um ano por não cumprirem a legislação. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário