segunda-feira, 2 de março de 2015

Plano de Mobilidade do Tua entregue na passada sexta-feira

Já foi entregue o Plano de Mobilidade do Tua ao Ministério do Ambiente. O prazo dado por este organismo à EDP terminava no passado sábado, mas a eléctrica nacional antecipou-se e entregou o documento na passada sexta-feira.
O anúncio foi feito pelo director da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua. 
José Silvano assegura que é o mesmo plano que foi aprovado pela Agência em Julho do ano passado para garantir a mobilidade turística sem esquecer as populações que vivem naquela zona. “Foi entregue na última sexta-feira e prevê aquilo que já todos conhecíamos que é saída da estação do Tua de camioneta até ao cais de embarque junto ao paredão da barragem, barco até à Brunheda e depois comboio da Brunheda até Mirandela. 
Este é o plano multimodal e turístico que nós entregámos ao Ministério, agora vamos esperar na mesma ainda pelos fundos comunitários para ver se conseguimos financiá-lo. Nós o que propusemos em nome da Associação foi um plano de mobilidade turística com componente de mobilidade para que as populações que moram à beira do Tua possam usufruir dele”, assegura José Silvano. 
O Plano de Mobilidade é uma das contrapartidas pela construção da barragem que está contemplada na Declaração de Impacto Ambiental. Por isso, José Silvano espera que o financiamento comunitário seja assegurado pelo Governo.“Estou confiante que nós estabelecemos no âmbito da DIA um plano de mobilidade que satisfaz as populações do Tua e as Câmaras Municipais que as representam. Claro que para concretizarmos este plano precisamos de dinheiro comunitário porque não chegam os 10 milhões da EDP vamos ver se o temos ou não. Eu confio que as entidades públicas de agora respeitem a vontade das entidades públicas da altura que para sermos a favor da barragem a mobilidade ficava resolvida com a parte da EDP e com financiamento comunitário. Espero que os governos apesar de de serem diferentes cumpram a palavra dada”, acrescenta José Silvano. 
O plano de Mobilidade do Tua representa um investimento de 30 milhões de euros. Dez milhões são suportados pela EDP, o restante terá que ser assegurado através de fundos comunitários. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário