segunda-feira, 20 de abril de 2015

Em maio, Cantarinhas e Estudantes animam fim de semana em Bragança

A secular feira das cantaras de barro e do renovo para as culturas da primavera, cujo programa foi hoje divulgado, coincide com o momento alto da Semana Académica em que as famílias dos estudantes finalistas se deslocam a Bragança para a queima das fitas e bênção das pastas, no dia 02 de maio.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, não tem dúvidas de que "esta feliz coincidência será a oportunidade de muita gente que chega de fora conhecer a feira, visitar e fazer negócio e contribuir para a dinamização económica do concelho".

Na feira há cantaras de todos os tamanhos e feitios entre cerca de 400 feirantes que vão ocupar as ruas da cidade entre 29 de abril e 03 de maio, mas as típicas cantarinhas de barros que dão nome ao certame e que antigamente preservavam a água fresca são atualmente peças de artesanato e ganharam um lugar entre os 62 artesãos que inauguram o programa das festas com a feira de artesanato.

As Cantarinhas propriamente ditas são três dias, entre 01 e 03 de maio, com todo o tipo de produtos à venda, mas um espaço reservado a 15 produtores locais que vão vender o tradicional renovo na rua Direita.

Ao lado na Praça Camões há a novidade desta edição com animação e diversões para crianças e jovens.

A organização do evento é uma parceria entre a autarquia e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB) que mais um ano promove a iniciativa 'O Comércio Sai à Rua', envolvendo os estabelecimentos comerciais da cidade no evento com a permissão de exporem os seus produtos à porta das lojas.

A Câmara autorizou o prolongamento do horário do funcionamento do comércio na cidade.

A dinamização da zona histórica da cidade é outro dos propósitos dos organizadores que, nos últimos anos têm feito com que a Feira das Cantarinhas vá regressando ao seu espaço tradicional, depois de algumas experiências de diferentes localizações.

Associados à feira estão também outros eventos, nomeadamente desportivos, como passeios todo-o-terreno, a Milha das Cantarinhas e um percurso pedestre calendarizado para 10 de maio.

A organização decidiu integrar também no programa a exposição de cão de gado transmontana que decorrerá no 25 de abril em Bragança.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário