sexta-feira, 24 de abril de 2015

"Viagem Literária" começa sábado em Bragança com Luis Sepúlveda e Valter Hugo Mãe

O projeto itinerante "Viagem Literária" começa sábado em Bragança, pelas 17:00, com os escritores Luis Sepúlveda e Valter Hugo Mãe, numa conversa moderada pelo jornalista João Paulo Sacadura, no Teatro Municipal brigantino.

O projeto "Viagem Literária", uma iniciativa do grupo Porto Editora, vai passar, até setembro do próximo ano, por 16 capitais de distrito, pelo Funchal e Ponta Delgada, sempre segundo este modelo: dois escritores à conversa com João Paulo Sacadura, e com perguntas dos espetadores.

O objetivo é "estimular e consolidar os hábitos de leitura, procurando envolver os públicos que, regra geral, não têm acesso à mesma oferta cultural que existe nos dois maiores centros urbanos", disse Rui Couceiro, da Porto Editora.

"Estes eventos são totalmente gratuitos para os leitores. Estamos assim a dar a esta iniciativa um carácter democrático, promovendo a proximidade entre escritores e leitores", sublinhou.

O responsável realçou também que a inciativa visa contribuir para as programações dos respetivos teatros municipais.

"Há boas infraestruturas em todo o país, mas muitas vezes faltam os conteúdos e nós pretendemos também colmatar essa lacuna", disse Couceiro.

"É uma iniciativa de verdadeira dimensão nacional, que - acreditamos - vai dar um contributo importante para a divulgação da literatura, promovendo o gosto pela leitura e pelo pensamento", rematou.

A próxima etapa é no dia 22 de maio, às 21:30, em Vila Real, no teatro municipal, com Laurentino Gomes, autor de "1808", e Richard Zimler, autor de "Último cabalista de Lisboa".

Em junho, no dia 02, pelas 21:30, no Teatro Viriato, em Viseu, vão estar à conversa com os escritores Francisco José Viegas, autor de "Regresso por um Rio" e "O colecionador de erva", e o também jurista e diplomata brasileiro José Paulo Cavalcanti Filho, autor de "Fernando Pessoa, uma quase autobiografia", que fez parte da Comissão Nacional de Verdade do Brasil.

Francisco José Viegas estará igualmente presente no Teatro Municipal da Guarda, no dia 08 de julho, à mesma hora, desta feita com José Rentes de Carvalho, autor de "A amante holandesa", entre outras obras, que vai publicar "Pó, Cinza e Recordações", em maio.

Em agosto, no dia 01, às 21:30 a etapa desta "Viagem Literária" cumpre-se no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, com José Eduardo Agualusa, autor nascido no Huambo, em Angola, e que se estreou em 1989, com "A conjura", e a escritora espanhola Rosa Montero, que recentemente publicou "A ideia rídicula de não voltar a ver-te".

NL // MAG
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário