terça-feira, 26 de maio de 2015

Escolas da região podem garantir 15 milhões

O território de Trás-os-Montes está bem posicionado em matéria de candidaturas para financiamento de requalificação infraestruturas escolares através do próximo Quadro Comunitário de Apoio.
Quem o afirma é o presidente da Comunidade Intemunicipal de Terras de Trás-os-Montes, Américo Pereira. O responsável realça que a proposta inicial de investimento para a área de abrangência da CIM era de cerca de 8 milhões de euros, mas encontra-se até ao momento em 15 milhões. 
Apesar de as conversações entre a CIM, a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a CCDR-N ainda não estarem concluídas, Américo Pereira revela que o acréscimo no valor destinado a requalificar as infraestruturas escolares se ficou a dever ao poder negocial das autarquias. “O território de Trás-os-Montes em relação àquilo que era previsível, saiu bem posicionada no que diz respeito a fundos, graças a um trabalho insistente que foi feito por todos os autarcas do território nomeadamente no âmbito da CIM”, refere. 
O presidente da Comunidade Intermunicipal ficou satisfeito com o facto de “os Municípios terem conseguido impor a sua vontade e a sua perspectiva de investimento para a região”. No que diz respeito em especial ao Agrupamento de Escolas D. Afonso III em Vinhais, um dos que será alvo de investimento, ainda não está definido se o actual edifício será submetido a obras ou se um novo será construído. 
Caso se opte por esta última hipótese, o também presidente da Câmara Municipal de Vinhais adianta que a autarquia já tem um terreno destinado a esse fim e “o pré-projecto está feito, e aguarda a abertura das candidaturas”. É expectável que as candidaturas destinadas à renovação de infraestruturas escolares abram antes do final do ano. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário