segunda-feira, 25 de maio de 2015

Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança: são estes os quatro municípios mais inteligentes de Portugal

Um estudo da IDC e da Nova IMS analisou 50 municípios de acordo com 47 indicadores. No final, distinguiu três grupos de municípios que se distinguem consoante as práticas de sustentabilidade e serviços inteligentes.
A consultora IDC e a Nova IMS acabam de dar a conhecer os resultados do estudo Portuguese Smart Cities Index 2015: Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança (cujo castelo figura na foto) são os municípios que, segundo o estudo, lideram o ranking nacional de municípios inteligentes.  

O estudo tem por base análise de 50 municípios de acordo com 47 indicadores. Além do ranking que pretende refletir a evolução dos diferentes municípios, o estudo apresenta ainda os caminhos que poderão ser seguidos no que toca a vetores relacionados com a estratégia, os processos, a cultura, e tecnologias e dados. 

Em comunicado, Gabriel Coimbra, Diretor Geral da IDC Portugal, considera que «este estudo retrata a situação atual no território nacional, assim como analisa as principais componentes necessárias para os municípios evoluírem os seus modelos de gestão e de desenvolvimento, bem como estabelecerem a base de um futuro mais inteligente e sustentável».

O estudo da IDC e da Nova IMS distingue os 50 municípios nas categorias de Top, Competidores e Seguidores. No que toca à categoria de Top, encontram-se os quatro municípios que lideram o ranking (Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança) e que têm se distinguem pela implementação de estratégias e projetos que fomentam a mobilidade, a eficiência energética e os serviços inteligentes. 

«Com exceção do Porto que está na média, estes municípios apresentam uma performance económica, demográfica e de utilização das TIC bastante acima da média», refere o comunicado da IDC.

No grupo dos Competidores, encontram-se os municípios de Guimarães, Coimbra, Viana do Castelo, Barcelos, Cascais, Aveiro, Oliveira de Azeméis, Matosinhos, Leiria, Faro, Braga, Évora, Funchal, Valongo e Loulé. Estes 15 municípios, apesar de não liderarem, apresentam valores acima da média no que toca aos indicadores estudados.

Mais atrás, no grupo de Seguidores, encontram-se 31 municípios – quase todos com indicadores abaixo da média.

Revista Exame Informática

Sem comentários:

Enviar um comentário