domingo, 3 de maio de 2015

Médicos especialistas dão consultas gratuitas no interior do país

Objetivo é evitar deslocações aos centros urbanos da população mais idosa. Projeto está em curso no distrito de Bragança.
Um grupo de médicos voluntários está a dar consultas gratuitas, de várias especialidades, no interior do distrito de Bragança, para que os cidadãos não tenham que se deslocar aos hospitais dos centros urbanos.
"Fazemos cirurgias e outros tratamentos e resolvemos alguns problemas de saúde a uma população muito envelhecida como é a das zonas interiores do país e que de outra forma teriam dificuldade em se tratar", afirmou à Lusa António Massa, presidente da Sociedades Portuguesa de Dermatologia (SPD) e um dos mentores do projeto.
As especialidades médicas são, entre outras, a dermatologia, cirurgia, urologia, ginecologia, ortopedia e pneumologia.
Este trabalho está em curso em Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, havendo um projeto de o alargar a outras zonas do país, o qual deverá estar concluído no próximo outono. Para isso, os clínicos abdicam de parte dos seus tempos livres.
Os médicos estiveram em Mogadouro e Vimioso ao longo de um fim de semana e atenderam "algumas centenas de pessoas" não só nos centros de saúde mas também em lares de idosos.
"Só numa manhã e no centro de saúde de Mogadouro foram vistas pelos oito médicos 86 pessoas", enumerou António Massa.
"Assim conseguimos evitar as deslocações aos hospitais de referência criando algum conforto às pessoas mais idosas", assegurou.
Por seu lado, José Carlos Noronha, médico ortopedista referiu as lesões degenerativas como a principal causa da incapacidade das pessoas mais velhas.
"Nesta zonas desfavorecidas do interior, as artroses são o principal problema com que me deparo", disse o especialista.
Por seu lado, a população apoia a ideia: "foi uma grande iniciativa já que não temos grandes oportunidades de nos deslocar ao Porto, e depois somos encaminhados para os respetivos médicos de família", disse Eugénia Baltazar enquanto aguardava a sua vez para ser vista por um dos médicos.
O presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, afirmou que as deslocações destes médicos especialistas dão pouca despesa em termos de logística e o resultado é garantido.
"Qualquer pessoa fica agradada quando médicos deste gabarito se deslocam às nossas terras para fazeram um trabalho meritório e de forma gratuita", enfatizou o autarca.

Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário