segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ministra inaugura regadio pronto há meio ano em Alfândega da Fé

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, visita na terça-feira Trás-os-Montes para a inauguração oficial do reforço do regadio de Alfândega da Fé pronto há meio ano e que assegurará água aos agricultores nas próximas décadas.
A intervenção para reabilitação e alargamento do perímetro de rega da barragem de Esteveínha, no distrito de Bragança, ficou concluída em novembro de 2014 depois de um investimento de 1,2 milhões de euros da responsabilidade da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural que permitiu aumentar o regadio de uma área de 196 para os 270 hectares.

De acordo com o programa divulgado hoje pela Câmara de Alfândega da Fé, a ministra Assunção Cristas fará o percurso do perímetro de rega em "minibus" e ficará a conhecer o aproveitamento hidroagrícola e as obras de reabilitação, durante uma visita de uma hora, ao início da tarde de terça-feira.

Estas obras assumem "especial relevância para o desenvolvimento agrícola do concelho", na medida em que vieram "modernizar e garantir a sustentabilidade do regadio para os próximos 40/50 anos", conforme foi anunciado por ocasião da conclusão dos trabalhos.

O Perímetro de Rega da Barragem da Esteveínha foi construído há cerca de meio século e encontrava-se em avançado estado de degradação, conduzindo a muitas perdas de água e consequentemente a uma deficiente utilização da mesma.

A reabilitação permitirá, segundo a autarquia liderada pela socialista Berta Nunes "uma maior sustentabilidade no uso da água, evitando desperdícios e melhorando a eficiência" e "tal terá reflexos positivos na produção agrícola".

A expetativa é de com as novas condições surjam novas iniciativas de investimento, nomeadamente na fruticultura, numa zona onde predominam o olival, amendoal e cerejal, produções de grande peso económico concelho.

A gestão do regadio é da responsabilidade da Associação de Beneficiários.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário