sábado, 30 de maio de 2015

O autor de Estevais de Mogadouro que vem à Feira do Livro

À Feira do Livro de Lisboa vêm escritores de todo o país, mas só um vem de Trás-os-Montes: J. Rentes de Carvalho. Deve ser o escritor que vem de mais longe para assinar autógrafos à 85.ª edição da feira.
Rentes de Carvalho numa edição anterior
da Feira do Livro Fotografia © DR
J. Rentes de Carvalho vem há muito à Feira: "Gosto por razões várias, diria até históricas, pois a primeira que visitei foi a de 1947." Tinha então 17 anos e era a primeira vez que vinha a Lisboa: "Aquilo pareceu-me um mar de gente com montanhas de livros. Fez-me grande impressão. Tenho ideia de que era no Rossio, mas não garanto."
Quando se se lhe pergunta se já teve algum incidente na feira devido à franqueza dos seus diários, responde: "Houve um que me surpreendeu e, por segundos, quase me fez perder as estribeiras. Há dois anos, quando acabava de lhe autografar um livro, um cavalheiro de uns quarenta e poucos anos perguntou-me à queima-roupa se determinada personagem de um conto meu era baseada no seu pai, que, sabia ele, eu tinha conhecido. De facto assim era, mas num relâmpago dei-me conta de que se respondesse pela afirmativa o ia desgostar, confirmando a fraca reputação do progenitor. Optei pela mentira e foi descansado", conta.

DN Artes

Sem comentários:

Enviar um comentário