terça-feira, 2 de junho de 2015

Babe, a terra dos "Bravios", apaixonados pela FAMEL

Há um ano nasceu na aldeia de Babe o clube motard "Os Bravios", formado quase na totalidade por proprietários da mítica FAMEL. É também na aldeia que anualmente fazem uma concentração destas motas. Levados pela aventura, o ano passado, foram em peregrinação até Fátima.
Bruno Miguel tem 27 anos e é o principal colecionador das FAMEL. Começou bem cedo a fixação por estas motas. "Aos 16 anos. Queria muito ter uma mota. Roubava a do meu pai da garagem, era uma FAMEL." Um amor que aumentou ao longo dos anos. Hoje, Bruno tem 47 veículos destes na garagem.
Vive na aldeia de Babe, no concelho de Bragança e o entusiasmo pelas FAMEL é extensivo a grande parte dos habitantes. "Todos, aqui em Babe já temos pelo menos sessenta motas clássicas, todo o pessoal, novos e velhos".
Há três anos que no verão, no dia da festa da aldeia, fazem uma concentração motard das FAMEL. "Este ano, se calhar, vamos fazer num fim de semana para tentarmos juntar aí mais gente" É um dia de festa e da FAMEL. "Damos um passeio, almoçamos e depois no fim, fazemos uma brincadeira. Uma gincana para ganhar um prémio e depois à noite vamos para o baile e levamos as motas connosco, toda a noite".
Com tanto apego à mítica motorizada ali nasceu o clube motard da terra.
"Temos cá um motoclube, aqui na aldeia, "Os Bravios". Há perto de um ano que está federado. Quando nos convidam vamos a todo o lado". E para mostrar a robustez da zundapp, há dois anos prometeram e cumpriram.
"Fomos nelas de Bragança a Fátima . Saía tudo à rua para nos ver passar. Vamos ver se este ano nos organizamos para ir lá". Chagaram lá todas mas à vinda acrescenta Bruno Miguel "voltaram no reboque, mas sem nenhuma avaria".
Para lá da paixão, Bruno Miguel faz restauros desta moto bem portuguesa e que continua com muita procura, principalmente um modelo especial "a que tem mais procura é a XF 17, foi uma das últimas que saiu e é a que a gente procura mais e as que há mais também. Uma mota destas restaurada pode custar perto de dois mil euros". Um pequeno preço para uma paixão de que Bruno Miguel e a aldeia de Babe são um grande exemplo.

Afonso de Sousa
TSF

1 comentário:

  1. Acabo de ver a V/ notícia ""Babe, a terra dos "Bravios", apaixonados pela FAMEL" e quero manifestar a minha satisfação por encontrar uma aldeia inteira apaixonada pelas "velhinhas" motorizadas FAMEL. Também eu tenho uma FAMEL bem conservada de 1959, com motor ILO de 50 CC. Nos anos 60 mais precisamente até 1967, até os meus 20 anos altura em que fui para a cidade, a mota fez sucesso. Passou alguns anos de descanso até que o meu filho lhe fez alguma rodagem e agora já o meu neto se apaixonou pela FAMEL. A mota já vai entrar na 4.ª geração pois o meu pai foi o 1.º utilizador.
    Há dois anos mandei fazer uma revisão geral mas não sei se, em qualquer altura, poderia arriscar fazer uma viagem de Viseu (Local onde tenho a moto)até Babe para tirar uma fotografia ao minha FAMEL com as Vossas maravilhas.
    Acácio Baptista

    ResponderEliminar