quarta-feira, 29 de julho de 2015

Concelhos da CIM TTM podem ter gabinetes de empreendedorismo

O grupo de nove entidades que integra a Carta de Compromissos, assinada há cerca de um ano, vai apresentar um projecto que prevê a criação de gabinetes de apoio ao empreendedorismo nos municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes.
O projecto vai ser candidatado a fundos europeus até ao dia 6 de Agosto. Trata-se de um programa de apoio descentralizado aos investidores na área tecnológica, como adianta o vice-presidente do IPB, Orlando Rodrigues. “Pretende-se cria gabinetes de proximidade em cada concelho que ajudem as pessoas que querem montar uma empresa a fazer o seu plano de negócios e ajudar, através do IPB ou de outras universidades, aqueles que tem ideias mais tecnológica”, salienta. 
Os representantes das nove entidades – as instituições de ensino superior UTAD, e Politécnicos de Bragança e Viseu, as associações empresariais de Bragança, Vila Real e do Alto Tâmega e as CIM’s do Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes – reuniram ontem em Bragança. 
O objectivo foi definir os projectos que deverão ser candidatados às medidas de apoio entretanto abertas no Programa Operacional do Norte. “Aqui definimos que para o empreendedorismo do espaço rural vai ser feita uma candidatura conjunta para toda a região. 
Mas o empreendedorismo ligado a cada uma das áreas estratégicas de cada CIM serão candidaturas separadas. Porque cada CIM tem uma estratégia própria, que na de Terras de Trás-os-Montes é a aposta no sector industrial, estando o Nerba, IPB e CIM em consonância”, destaca. 
De acordo com Sobrinho Teixeira, presidente do IPB e anfitrião do encontro, o grupo definiu quais as candidaturas que vai apresentar em conjunto e quais as que avançam em separado. Numa próxima reunião, agendada para Agosto, em Vila Real, vão ser categorizadas outras áreas de investimento, como a internacionalização, o empreendedorismo escolar e o turismo. 
Ontem foi ainda proposta a realização de um fórum anual para a discussão das problemáticas do Interior Norte, à semelhança daquele que aconteceu, em Junho, em Vidago. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário