terça-feira, 28 de julho de 2015

Daniel Catalão alerta para exposição da actuação da polícia

A imagem dos polícias que é transmitida nos media foi o tema abordado por Daniel Catalão, jornalista da RTP, natural de Bragança, numa iniciativa do comando da PSP da cidade.
O convite surgiu após as agressões a um adepto do Benfica por um agente da PSP. Para o jornalista, o vídeo, que deu que falar, acabou por se tornar uma ameaça tanto para o polícia como para o jornalista. “O poder da imagem e do vídeo produzido pelo cidadão como elemento fiscalizador da actividade pública, acaba por ser uma ameaça para o polícia e para o jornalista. 
Para este último no sentido de que é uma concorrência que existe, e muitos que acabam por denunciar a actividade dos polícias”, refere. 
Daniel Catalão deixou o alerta para o engano em que os jornalistas podem cair ao dar credibilidade a vídeos que não a têm e deixou também um conselho relativo à actuação da polícia. “A fiscalização exige do polícia hoje, não apenas um conteúdo, mas também a forma, tal como na comunicação. Tem também de preocupar-se como faz, como se dirige e actua”, salienta o profissional da comunicação social. 
Daniel Catalão destaca o papel dos jornalistas na transmissão da verdade das notícias e terminou a conferência reforçando a importância do jornalista na separação da verdade e da mentira e destacando a exposição a que está sujeita a actuação da polícia numa era cada vez mais digital. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário