quarta-feira, 29 de julho de 2015

Escavações revelam que Picote foi importante povoado Romano

Em três anos de escavações arqueológicas em Picote, Miranda do Douro, um grupo de investigadores da Universidade do Porto (UP) identificou um espólio que se acredita ser do período do império romano.
Os trabalhos foram desenvolvidos por dois arqueólogos em campo, que tiveram a colaboração de 15 alunos. Rui Morais, arqueólogo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, acredita que foram reunidas provas suficientes para afirmar que em Picote houve um povoado romano importante. “Está identificado aqui um povoado de grandes dimensões de época pré-romana e romana. 
Já se sabe da identificação de 22 estelas funerárias que documentam uma ocupação grande nesta área”, refere o investigador.
As escavações decorreram nas proximidades da capela de Santo Cristo, em Picote e continuaram os trabalhos que nas últimas campanhas descobriram um muro romano naquela zona. 
Nos trabalhos deste Verão, foram identificadas uma habitação e um edifício que serviu de celeiro, que datam da segunda metade do século quarto e início do quinto. “Encontramos esta casa, que reflecte a ocupação romana e escavando mais certamente se encontrará mais vestígios”, frisa, adiantando que a continuação das escavações em Picote está dependente do financiamento. 
Os trabalhos de investigação nestes últimos quatro anos são fruto de um protocolo entre a UP e a Frauga - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, e dão continuidade às escavações levadas a cabo há mais de 60 anos, junto à da Fraga do Puio. Nessa altura, foram encontradas provas de que o local remonta à proto-história. 
A ocupação daquele território fronteiriço junto ao Rio Douro prolongou-se depois pelo império romano e até à idade média. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário