sexta-feira, 24 de julho de 2015

José Silvano vai receber Grau de Comendador da Ordem do Mérito

José Silvano vai ser agraciado pelo Presidente da República com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito, na próxima segunda-feira, como reconhecimento do seu papel de autarca de Mirandela durante 16 anos, entre 1996 e 2012.


A Ordem do Mérito destina-se a galardoar actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.

O atual diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua confessa que não esperava esta distinção e não esconde que fica satisfeito com o reconhecimento do seu trabalho à frente do Município de Mirandela.

“Não estava minimamente à espera porque eu já terminei o meu mandato há 4 anos, embora estas homenagens do presidente não sejam especificamente por um mandato de alguma coisa, mas sim por um percurso profissional e de vida, e, portanto, em qualquer altura poderia ser atribuído. Alguns recebem aos 80 anos e outros só depois da morte, o que é costume em Portugal.

Fico contente, não posso dizer o contrário, porque é o reconhecimento do nosso trabalho e esforço.

Quando esse trabalho principal que eu fiz e que teve visibilidade foi aumentar a qualidade de vida dos Mirandelenses, projetar e desenvolver o concelho de Mirandela, é claro que isso me deixa contente porque é a qualidade da população de Mirandela que também é homenageada, o conhecimento da cidade, do que existe e da projeção que ela teve. Ao mesmo tempo também uma homenagem e isso só me pode deixar contente.”

No entanto, o ex-autarca de Mirandela diz não valorizar muito as distinções pessoais, preferindo dividir os louros por todos aqueles que, ao longo de 16 anos, trabalharam consigo na gestão da câmara mirandelense.

“Quando trabalhamos para uma comunidade, como é o caso da Câmara Municipal, não estamos a cumprir mais do que a nossa obrigação. Tudo o que fazemos lá fomos eleitos para fazer e se não fizéssemos é que seria de admirar. Portanto, os prémios neste aspeto, às vezes não têm muito significado. Em segundo, porque o que fazemos tem sempre ajuda de outras pessoas, uma Câmara é uma equipa, um conjunto de vereadores, de técnicos, funcionários. E, se todos não trabalharem para um objetivo não há resultados de visibilidade. É um trabalho que é coletivo, principalmente com os Mirandelenses, porque são eles que reconhecem o sucesso deste trabalho na renovação das maiorias em todos os mandatos até ao fim. Aliás, tive uma caraterística específica na Câmara de Mirandela, comecei a ser eleito com determinada percentagem e fui eleito até ao final sempre com mais votos. Foi no último mandato que tive melhor resultado, e isso deixa-me feliz porque é sinal de que em todos os mandatos haviam mais pessoas que reconheciam o trabalho feito e, portanto, só para dizer que é um trabalho coletivo e não é individual.”

Silvano diz valorizar bem mais o reconhecimento do povo pelo trabalho que realizou em prol do desenvolvimento do concelho de Mirandela

Eu valorizo mais o reconhecimento do povo, da população diretamente, do que propriamente esta homenagem porque dá-me mais satisfação andar na rua onde as pessoas me cumprimentarem alegres e felizes sem nenhum conflito de reconhecerem o trabalho feito. Dá mais prazer andar na rua e as pessoas reconhecerem algumas qualidades de seriedade ou honestidade, onde muitas dizem que eu talvez fosse dos poucos que entrei com o mesmo com que saí, ou menos. Isso está à vista de toda a gente e dá-me mais satisfação pessoal e é melhor prémio do que este da Presidência da República, ainda por cima quando sei que os mirandelenses, em qualquer altura que eu concorri, qualquer eleição, seja para a Câmara ou para fora dela, me continuariam a dar esse apoio e essa votação. Isso é o que me deixa feliz.

Resumindo, fico honrado mas não vaidoso.”

José Silvano vai ser agraciado pelo Presidente da República, na próxima segunda-feira, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito. Uma distinção que os antigos autarcas de Vila Flor, Artur Pimentel, e de Murça, João Teixeira, já tinham recebido, em Fevereiro deste ano.

Informação CIR (Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário