terça-feira, 4 de agosto de 2015

Miúdos e graúdos convivem à volta de jogos tradicionais no Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira

O passado fim-de-semana foi diferente no Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães. Ao longo dos dias de domingo e segunda-feira, 2 e 3 de Agosto, dezenas de crianças passaram pela unidade museológica para aprenderem a brincar como no tempo dos seus avós.

Muitos foram os miúdos que responderam ao convite do Museu para um fim-de-semana de diferente convivialidade, sendo chamados a experimentar muitos dos jogos tradicionais que nos dias de hoje só muito esporadicamente se jogam.

As brincadeiras entusiasmaram os miúdos, os pais e os avós que os acompanhavam, que desse modo passaram uma tarde diferente, de lúdico convívio, capaz de fazer reviver muitos dos divertimentos de um passado não muito distante.

“Veio-me à lembrança quando era garota e jogava à macaca com as minhas irmãs. Eram outros tempos, muito mais pobres mas com muita alegria”, recordava uma das avós presentes na iniciativa levada a cabo pelo Museu da Memória Rural.

Ao longo dos dois dias, este atelier de jogos tradicionais ensinou a lançar o pião, a jogar ao rapa, a jogar à macaca ou a construir um moinho de vento em cartolina. Paralelamente, o sistema multimédia também fornecia às crianças jogos em suportes tecnológicos mais de acordo com os tempos actuais, mas sempre baseados em temas que hoje fazem parte da memória das antigas brincadeiras da infância dos seus progenitores.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário