segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Subsídios a agricultores serão pagos em Outubro

Os pagamentos de subsídios aos agricultores vão este ano ser feitos mais tarde em relação ao habitual nos últimos anos.
De acordo com a Ministra da Agricultura, não foi possível antecipar a data de pagamentos referentes a medidas de zonas desfavorecidas que eram por norma pagas em Julho.
Assunção Cristas garante que os pagamentos serão feitos em Outubro.
“Procurámos sempre antecipar os pagamentos possíveis, como no apoio às zonas desfavorecidas, muito relevante aqui para região, que conseguimos pagar em Julho o ano passado. 
Mudaram as regras comunitárias, estamos no primeiro ano da nova Política Agrícola Comum, só podemos fazer pagamentos a partir de 15 de Outubro”, refere a ministra. 
A Ministra da Agricultura referiu ainda que devido ao grande número de candidaturas, houve um reforço do Programa de Desenvolvimento Regional, o PDR 2020, em 200 milhões de euros. O que vai permitir que todas as candidaturas às medidas agroambientais possam ser apoiadas com fundos. “Tínhamos pensado 574 milhões de euros para o programa de 7 anos, que era pouco para toda a necessidade, foi necessário um estudo fino para saber quanto seria necessário para acomodar e não aplicar critérios de selecção que deixaria agricultores de fora, e foi possível termos este consenso de reforçar em 200 milhões de euros o PDR”, destaca 
No que diz respeito à seca que atinge o território, a responsável pela tutela refere que a situação está “a ser monitorizada” e medidas de apoio serão aplicadas “quando se verificar necessário”. 
Declarações da ministra da agricultura, na passagem por Macedo de Cavaleiros, sexta-feira, à margem de uma acção de campanha da coligação Portugal à Frente. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário