quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Agrupamento de Escolas de Mirandela precisava de mais 20 auxiliares

Cerca de 300 alunos, dos 2400 que frequentam os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mirandela, pertencem a famílias com fracos recursos financeiros, que estão incluídos no escalão A, com direito a diversos apoios do Ministério da Educação.

No entanto, parte deles ainda necessitam de suplemento alimentar que é concedido pela direção do agrupamento, que tem de se socorrer do orçamento privativo.

 12,5 por cento dos alunos do agrupamento de escolas de Mirandela, são carenciados e parte deles têm ainda uma ajuda suplementar na alimentação.

E aquele que é o maior agrupamento do distrito de Bragança está com enorme carência de auxiliares. O diretor revela que necessitava de, pelo menos, 20 funcionários para colmatar todas as necessidades. Vítor Esteves confessa mesmo que, se não fosse o Município disponibilizar algum pessoal, teria de fechar algumas escolas do meio rural.

É sem dúvida, a maior dor de cabeça para a direção do mega agrupamento de escolas de Mirandela. A falta de auxiliares para dar apoio aos cerca de 2400 alunos espalhados pela Escola secundária de Mirandela, a EB1,2 de Torre Dona Chama, a Luciano Cordeiro, de Mirandela, e ainda 12 estabelecimentos de ensino do pré-escolar.

O diretor do agrupamento já solicitou ao Ministério da Educação a possibilidade de contratar mais pessoal, mas Vítor Esteves esbarra na interpretação que considera errada, relativamente ao rácio que não tem em conta a nova realidade do mega agrupamento criado, com uma área geográfica dispersa. E Vítor Esteves confessa que, não fosse a autarquia disponibilizar funcionários, teria de fechar algumas escolas do meio rural. “Este ano até funcionários do município, que trabalhavam no Auditório, estão a ajudar nas escolas”, revela o diretor, e só assim é possível assegurar condições para as manter.

Para tentar minorar os problemas, a direção do agrupamento teve de deslocalizar três funcionários da escola de Torre de Dona Chama para a escola sede, em Mirandela. Mesmo assim, Vítor Esteves diz que precisava, pelo menos mais 20 auxiliares.

Informação CIR (Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário