sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Transmontanos convidados a participar em “Conselhos do Povo”

Movimento criado há dois anos quer envolver os cidadãos da região no debate sobre várias temáticas. Primeiro Conselho vai realizar-se em Varge, no dia 7.
O Movimento Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes (DART) vai realizar um conjunto de quatro encontros que, denominados por “Conselhos do Povo Transmontano”, pretende envolver a sociedade civil no debate sobre as temáticas das Áreas Protegidas, da Cidadania, do Desenvolvimento e da Cooperação Transfronteiriça.
O primeiro Conselho está marcado já para o próximo dia 7 de novembro, na aldeia de Varge (com o lançamento do debate e recolha de depoimentos), e a sessão plenária e encerramento terão lugar em Bragança, no dia 21 de maio de 2016. Pelo meio estão previstas outras sessões intercalares, uma em Vinhais, no dia 21 de novembro, e outra em Galende de Sanabria, no dia 2 de abril do próximo ano.
“Para a sessão inaugural e lançamento do debate em Varge, serão estabelecidos contactos com representantes das partes envolvidas nesta problemática, organismos oficiais, autarquias, ambientalistas, população em geral e a própria Igreja (onde se destaca a importante encíclica Laudato Si do Papa Francisco), com o intuito de iniciar os trabalhos com depoimentos de reflexão, disponibilizando depois um espaço amplo para o debate em que todos os participantes se possam manifestar”, explicou, em comunicado, a organização.
A mesma fonte referiu que “não foi por acaso” que o local escolhido para debater a questão das áreas protegidas foi a localidade de Varge, uma vez que aquela é um das aldeias inseridas no Parque Natural de Montesinho, “parque que foi criado em 1979, e que, a partir dessa data, fez com que a comunicação social desse mais atenção a Trás-os-Montes, às grandes vantagens dos parques naturais na preservação da natureza e à importância da biodiversidade e do meio ambiente”.
A organização dos Conselhos pretende “assegurar um clima de ampla abertura”, chamando ao debate os responsáveis e interessados pelas várias problemáticas mas envolvendo também a sociedade civil transmontana, de modo a que, através de um “diálogo permanente e pedagógico”, se atenue “o fosso existente entre os discursos oficiais e a opinião pública em geral”.
Paralelamente à organização do Conselho, o DART vai realizar o “Espalharte”, um concurso de espantalhos subordinado ao tema “Espanta-Pragas do Século XXI” e que será aberto às aldeias do Parque Natural de Montesinho e das comarcas da Sanabria e de Aliste.
Prestes a completar, em novembro, dois anos de existência, o movimento surgiu a partir da vontade de um grupo de amigos que, consciente da “fraca participação e de um grande desinteresse” da população em geral pelas questões públicas, quis “alertar consciências, repor a esperança no futuro e mostrar que só com a congregação de esforços e a participação ativa será possível concretizar” os anseios da região.

Maria Meireles
in: Voz de Trás-os-Montes

Sem comentários:

Enviar um comentário